No-poo: lavar o cabelo sem champô

20 junho 2017

E se vos dissesse que é possível lavar o cabelo apenas com água?

Quando fizemos o desafio #onetipadaykeepsthetrashaway no mês de Maio, disse que iria partilhar a experiência de uma amiga que lava o cabelo apenas com água. Aqui vai esse depoimento:


Faz quase um ano desde a última vez que usei shampoo no meu cabelo. 
O método tem um nome: NO POO (no shampoo) e na verdade é tão simples quanto lavar o cabelo apenas com água. Eventualmente lavo também com vinagre de maçã e penteio. Nada mais.
O meu cabelo tem 83 centímetros de comprimento (medi-o agora) e é uma boa “massa” de cabelo, o que faz pensar a qualquer pessoa que é difícil de pentear.. Era! Em tempos acreditei ser dependente de artifícios: do shampoo e do amaciador, pois não passava os dedos entre os fios de cabelo sem a ajuda dos dois.
Não poderia imaginar que essa mesma parceria eram os piores inimigos do meu cabelo! Da saúde dele!
Os dois (assim como toda a família: “hidratantes”,”fortificantes”,”anti-caspa”, “abrilhantadores”, seruns, máscaras, etc) retiravam o óleo natural do cabelo com a ajuda de todos os seus componentes químicos.
Esse óleo (sim, aquele mesmo que dá o aspecto oleoso ao cabelo) é na verdade precioso. Ele é a resposta do corpo à necessidade do cabelo ser regenerado! Como podemos notar, quanto mais lavamos o cabelo com shampoo mais rapidamente ele fica oleoso e esse fenómeno é, nada mais, do que a resposta de socorro a um cabelo altamente agredido pelos químicos!
Por isso, se achas que é mau o teu cabelo ficar rapidamente oleoso enganas-te, o teu cabelo tem uma óptima capacidade de regeneração! 
Esse óleo, essa seiva corporal, é o melhor de todos os amaciadores. Na verdade, o teu cabelo não vai ficar oleoso se deixares de usar shampoo..! A limpeza do cabelo é feita apenas com água, normalmente não preciso de mais nada, muito pontualmente o vinagre de maça ajuda-me numa limpeza mais profunda, sem que, contudo, retire esse óleo natural.
Como fiz para deixar de usar shampoo?
Como se o cabelo estivesse dependente de uma droga (o que não é mentira!) ele teve de ter um tempo de habituação, um tempo para se libertar do shampoo, purificar e regenerar e só depois desse tempo de transição é que o aspecto do cabelo se naturalizou. Como se fosse mesmo um processo de “desintoxicação”.
Durante esse processo deixei qualquer produto para cabelo! Lavei o cabelo apenas com água (como até hoje)!
Poderia ir até 6 semanas (segundo o que li) mas no meu caso foram só duas as semanas de transição. O cabelo ficou oleoso começando pela raiz até chegar ás pontas. Com um aspecto molhado, como se tivesse acabado de dar um mergulho, mas não fica propriamente com mau aspecto, nem sequer tem cheiro. Durante essa minha fase as pessoas apenas pensavam que tinha acabado de tomar banho.
Pentear foi muito importante nessa fase para fazer com que essa bendita seiva (o óleo) chegasse rapidamente ás pontas!
Numa manhã, ao fim dessas semanas, acordei com o cabelo seco. Havia terminado o processo de desintoxicação. Percebi que durante esse período o meu corpo tinha oferecido ao cabelo uma máscara natural altamente regenerante!
Aquilo que achava impossível aconteceu: a partir desse dia até hoje penteio o cabelo seco ou molhado com a maior das facilidades! O cabelo está suave, limpo e forte!
Deixo que o corpo se cuide, enquanto eu o ajudo, entendendo-o cada vez melhor. Sinto o meu corpo mais próximo da Natureza e eu mais próxima da minha por ser com Naturalidade.

Obrigada querida M. por me deixares partilhar a tua história 😊

Update: eu estou há cerca de um mês a lavar o cabelo com sabão líquido castela que é completamente natural, portanto também o meu cabelo está a passar por este processo de desintoxicação. Temos que ser pacientes, pentear bastantes vezes o cabelo e massajar para que os tais óleos naturais se vão libertando. Podes encontrar aqui o sabão castela em versão líquida: https://www.circulobio.pt/loja-dr-bronner-s-portugal-soaps 

13 comentários:

  1. E é assim? Basta passá-lo por água? Ou esfrega-o como se tivesse algum champô?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que convém massajar igualmente como se tivessemos a usar champô.
      Eu estou a passar por um processo semelhante, tenho usado só sabão de castela, versão líquida (se pesquisares por Dr. Bronner encontras) e é muito semelhante ao no-poo, porque o sabão castela nada tem a ver com o champô convencional, então o meu cabelo anda precisamente a libertar esses óleos. Ajuda muito penteá-lo imensas vezes e massajá-lo (a seco, antes de lavar) precisamente para libertar esses óleos e espalhá-los por todo o cabelo. Há uns anos atrás tinha feito o noo poo com o bicarbonato de sódio e não tinha resultado, o cabelo estava mesmo com mau aspecto, agora está bem, só tenho uma sensação estranha ao toque, mas de aspecto está óptimo. Ainda estou no processo de desintoxicação, tenho que ter paciência :)

      Eliminar
  2. Eu já passei pelo processo e acho importante referir que o movimento é contra o uso de champô normal, com químicos, como existe à venda em imensos sítios. Contudo, para quem quiser passar a deixar de usar champô mas achar estranho a ideia de lavar só com água, já é fácil encontrar sabão tal como champô em pó, tudo feito só com produtos naturais e, consequentemente, sem químicos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bela, sim está no seguimento do desafio que fizemos em Maio e na altura falamos em usar champôs naturais, mas como surgiu a ideia de se partilhar mais sobre o no-poo fica aqui este testemunho :)

      Eliminar
  3. Eu comprei um shampoo da loreal, linha organics, sem silicones e parabenos, talvez nas férias de verão experimente o processo. Já tentei com vinagre e bicabornato e não suportei o estado dele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa, esse champô já será um pouco melhor que os convencionais (muitas marcas têm feito estas linhas), mas ainda assim tem quimicos. Antes de eu estar a usar o sabão Castela (este sim completamente natural) usei da Lush e apesar de serem mais naturais, continuam a ter quimicos portanto o cabelo não chega a fazer este processo de desintoxicação.

      Eliminar
    2. Correção: Botanicals e não Organics! Tens razão, nas férias tento testar de novo:))
      Obrigada pela partilha!

      Eliminar
  4. Bom dia, onde se pode adquirir esse sabão castela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, aqu https://www.circulobio.pt/loja-dr-bronner-s-portugal-soaps

      Eliminar
  5. Bom dia. Conhecem alguma tinta de cabelo natural? Eu não me sinto muito bem sem pintar o cabelo porque tenho muitos cabelos brancos, mas gostava de deixar de usar químicos no cabelo e também usar um produto mais natural para lavá-lo ou deixar de usar produtos de todo. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, procura as da marca Lush, nunca experimentei mas ja vi a indicação de varias pessoas na net que usam produtos naturais e usam essa marca.

      Eliminar
  6. Uma vez visitei uma tribo indígena aqui no Brasil. Eu fiquei impressionada com o cabelo das índias. Sinceramente nunca vi cabelo mais hidratado. Até hoje eu não sabia o segredo delas. Afinal elas jamais fazem qualquer tipo de tratamento de beleza. Agora é q descobri. Ou seja: é justamente a falta de tratamento é que eram seus segredos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo ehehe
      Temos muito que aprender! :)

      Eliminar