Ter ou não um orçamento mensal?


Já desde 2013 que faço o nosso orçamento mensal e escrevi várias vezes no blog sobre a importância do mesmo. Também disponibilizei o ficheiro que utilizava aqui.

As vantagens de ter um orçamento mensal são várias:
- sabermos exactamente aquilo que ganhamos e gastamos
- analisar onde podemos poupar
- planear para o futuro (despesas maiores, ter um fundo de emergência...)


Acontece que no nosso caso somos muito poupados, não gastamos propriamente dinheiro mal gasto, ou seja, sabemos exactamente aquilo que gastamos e aquilo que teríamos que reduzir caso estivéssemos a passar por uma situação mais apertada.
No final do ano passado, além do excel comecei a experimentar o boonzi. De facto é uma excelente ferramenta, mas sinceramente vendo bem as vantagens de um orçamento mensal e o trabalho que tenho que ter a copiar e colar todas as despesas, cheguei à conclusão de que não vale a pena.

Andei assim vários dias até chegar a uma conclusão: continuar ou não a ter um orçamento mensal. 
E este tipo de decisões cansa! Percebi que, inconscientemente, considerava que não ter um orçamento mensal era uma decisão irresponsável da minha parte, afinal o dinheiro é uma coisa séria...
Após reflectir sobre o assunto, descobri que este preconceito estava a prejudicar-me...
O dinheiro é simplesmente um meio para atingir um fim, é algo que nos permite viver, que nos traz algum conforto.
Felizmente, nesta altura, não tenho que estar preocupada a fazer malabarismos para poupar. Já tive nessa situação e sei como é, é realmente um sufoco quando não sabemos se vamos ter dinheiro no mês seguinte. E é justamente por isso que não quero que o dinheiro domine o meu dia-a-dia, que seja uma preocupação assim tão grande! Estou um bocado cansada de perder tempo a preencher exceis e a analisá-los, quando o fazia só por fazer. Neste momento não tenho nenhum objectivo de poupança, portanto não vejo qual a razão para continuar a fazer um orçamento mensal.
Vou libertar-me de mais esse peso neste novo ano e espero aproveitar esse tempo a fazer actividades que serão muito mais importantes :)
Este ano estou a colocar tudo em causa e a simplificar ainda mais!

E o minimalismo é isto: retirar o que nada acrescenta à nossa vida e adicionar aquilo que é importante para nós! E para fazermos bem esta distinção temos que reflectir e pôr tudo em causa, sempre! A nossa vida muda, a nossa forma de ver as coisas também e não devemos ter medo dessas mudanças :)

(Atenção que esta é minha opinião, tendo em conta, a minha situação actual. Considero que o excel e o boonzi são ferramentas espectaculares para quem precisa de fazer um orçamento mensal e aconselho vivamente a fazeres um orçamento mensal se precisas de poupar, se sentes que estás a gastar dinheiro mal gasto e não sabes onde, se tens um grande objectivo a atingir, como terminar de pagar uma prestação, comprar casa, comprar carro, fazer uma grande viagem...).

créditos imagem | https://pt.pinterest.com


Etiquetas: