Usando o método konmari

Versão português de Portugal
Versão português do Brasil

Adorei ler o livro da Marie Kondo (eu li a versão brasileira, então coloco aqui as duas capas). Identifiquei-me muito com ela pois desde miúda que sempre adorei organizar e limpar, tal como a Marie!


Para além de o fazer em minha casa, fazia-o em casa dos meus avós e de outros familiares. E também o fazia em espaços públicos, como lojas de roupa e supermercados sempre que via algo fora do sítio! (portanto a panca da arrumação está cá desde miúda!)

E tal como a Marie Kondo também eu me centrava essencialmente na arrumação. Eram poucas as coisas que destralhava.

Depois de ler “A mágica da arrumação” (eu li a versão brasileira), (e li-o numa manhã) senti logo uma enorme vontade de arrumar tudo e de me livrar ainda de mais coisas!

Como já não sou nova nestas andanças das arrumações e como deves imaginar e bem, já não tenho assim tanta coisa para arrumar (apesar de ser sempre possível ir um pouco mais além), comecei por áreas que normalmente são negligenciadas ou que não são tratadas por mim.

Fui à garagem e tratei dos dois carros que há muito não eram arrumados. Tirei todos os papéis, tampas de garrafas que vamos juntando, talões e sacos que estavam na mala. Ainda aproveitei e limpei o interior com multiusos de vinagre e um pano microfibras. Deitei fora mapas desactualizadoss, troquei os tapetes num dos carros (tínhamos comprado uns que estavam em desconto e depois estavam ali na garagem à espera que alguém se lembrasse deles).

Em casa arrumei os sacos de plástico e tecido que tinha trazido do carro e segui as dicas da Lígia Noia. Deitei imensos sacos fora. Tinha um saco de papel só com sacos de presentes sobretudo de natal. Ora se não dou presentes de natal não faz sentido manter os sacos. Levei para casa dos meus pais pois a minha mãe tem uma zona com este tipo de sacos.



Livrei-me de mais livros de instruções e deixei só mesmo os estritamente necessários e coloquei na reciclagem várias caixas que tinha guardadas.



Por incrível que pareça ainda tenho muito papel cá em casa! Livrei-me de mais coisas de cursos e de muitos outros papéis. Com isso consegui libertar duas capas de arquivo que vou dar pois estão completamente novas.

Dei todos os botões suplentes que tinha (vou guardando sempre os botões que vêm com as roupas mas a verdade é que nunca uso nenhum!).


Depois passei no armário da roupa, mas isso fica para outro post, pois na roupa perde-se sempre muito tempo :)

Já leram o livro? O que acharam? Também vos deu logo vontade de destralhar e arrumar?

Etiquetas: