Desafio não superado: um mês sem champô


Já há muito que queria testar este desafio. Já tinha lido em vários blogs adeptos de uma vida mais simples e ecológica as vantagens de não usar champô. O meu champô acabou e isso foi o pretexto perfeito para iniciar este desafio, que começou dia 30 de Setembro.

Não pensem que deixei de lavar o cabelo! Deixei simplesmente de usar champô e passei a fazer o meu "champô" em casa.

Receita champô caseiro:
Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e um copo de água quente.

Receita amaciador (não usei, porque já não uso amaciador):
Uma colher de sopa de vinagre de cidra de maçã e um copo de água.

Aguentei até dia 14 de Outubro, portanto 15 dias! Inicialmente o cabelo estava bem, depois foi ficando +/-, até ficar mesmo muito mal! Supostamente deve-se esperar justamente 15 dias para que o cabelo se adapte e deixe de produzir os óleos naturais para compensar a falta de champô, mas não consegui esperar mais! Além disso, normalmente esse é o período de tempo para quem lava o cabelo algumas vezes por semana e não todos os dias, como eu. Por isso por esta altura, o meu cabelo já deveria estar habituado. Eu acho que ele não gostou mesmo sinceramente. Andava pesado e oleoso, a cair mais do que o costume e eu estava a detestar a sensação. Se há coisa que gosto, sobretudo desde que cortei o cabelo bem curtinho, é sentir o cabelo super leve!

Portanto não fazia sentido continuar algo com o qual não me estava a sentir bem, só por querer completar um determinado desafio.

Portanto acabei com o desafio e comprei um champô natural (até diferente do que usava antes para variar) e quando voltei a lavar o meu cabelinho não me podia sentir mais feliz!

Parece que me tinham dado um cabelo novo!

Agora isto não quer dizer que a coisa não funcione com outras pessoas e outros cabelos. Aliás funciona, senão não havia tantos testemunhos por essa net fora. 

Além disso, acho que este champô caseiro dá perfeitamente para usar uma vez ou outra, no caso de o nosso champô acabar por exemplo, pois ao usar uma vez de vez em quando, o nosso cabelo não chega a passar pelo tal período de transição e fica mesmo bem lavado. Portanto nesses casos até recomendo. Nas primeiras vezes em que lavei o cabelo, juro que não senti diferença em relação à lavagem com o champô. O problema foi só mesmo depois.

E por aí já alguém tentou esta experiência?

créditos imagem | https://unsplash.com

Etiquetas: ,