Lista de compras


A minha lista de compras agora é muito simples, mas já chegou a ser muito complicada! Também já usei uma aplicação no smartphone, mas confesso que no supermercado não achava nada prático (não dava jeito andar sempre com ele na mão e quando não tinha bolsos ia colocá-lo na carteira?! depois podia pousar o telemóvel em qualquer lado e adeus!).

Além disso o companheiro é que costuma ir às compras e também prefere o papel (e assim vou usando alguns papéis de rascunho que ainda tenho).


Voltando à fase complicada, cheguei a ter um excel com os produtos que comprava, as respectivas quantidades e os preços e ainda sinalizava o aumento e a diminuição dos preços (para quê se tinha que comprar na mesma?!). Claro que podia sempre comparar o preço entre os vários sítios, mas mesmo esta comparação de preços não é assim tão linear... Se faço todas as minhas compras num determinado sítio não vou estar a ir a outro sítio de propósito só porque ali é mais barato. Não compensa, tempo também é dinheiro (tempo que gastava no ficheiro excel e na ida às compras), já para não falar nos gastos da deslocação.

Em relação a esta questão do tempo, o mesmo se aplica ao facto de comprarmos legumes congelados, por exemplo. Claro que são mais caros, mas o tempo que demoramos a arranjá-los também custa dinheiro. Compreendo que muitas pessoas não tenham essa possibilidade, mas se não for esse o caso, porque não comprar legumes congelados? Ganhamos tempo para fazer outras coisas! E os legumes congelados (que não estão pré-cozinhados) são igualmente saudáveis, pois são apanhados na altura certa e tratados e empacotados em condições de segurança e higiene alimentar, não perdendo qualquer valor nutricional. A única desvantagem que encontro está mesmo nas embalagens, que muitas vezes poderiam ser maiores (pois assim compravamos menos plástico) e feitas com outro material que não o plástico.

Continuando na lista, agora faço assim: tenho uma lista no google drive com todos os produtos que compro sempre (divididos por área do supermercado e frequência). As áreas e os produtos já estão de acordo com a ordem dos corredores seguida no supermercado, pois assim não tenho esse trabalho quando passo para o papel. Tenho ainda uma área com os produtos que apenas prefiro comprar em lojas de produtos naturais.

Quanto às coisas novas que vou experimentando, se gostar mesmo delas, passam para a lista.

E como vou apontando aquilo que vai acabando?
Sublinho esse produto na lista ou coloco a negrito e acrescento a respectiva quantidade, se for necessário (como podem ver na imagem abaixo). Posso aceder à lista muito facilmente (computador, smartphone ou iPad), por isso é tão prático como o papel e caneta. Itens que raramente compro (por exemplo outro dia tive que comprar uma esfregona), só fazem sentido estar na lista em papel.

Na altura de ir às compras, passo tudo para o papel. Se quero acrescentar coisas novas coloco alguma explicação, marca ou preço para ajudar o namorido na tarefa.
Como só fazemos compras mensais, acabamos por comprar mais ou menos as mesmas coisas todos os meses (claro que não é a lista toda! O açúcar por exemplo dá para muito muito tempo). Por isso, caso não possa fazer a lista por algum motivo, é só pegar na lista geral e ver as coisas que costumo comprar mensalmente e já está. Esta solução é ainda mais rápida!

Quanto aos frescos, nem costumo fazer lista, a não ser que queira fazer alguma receita específica/diferente do habitual e aí anoto para não me esquecer. Aí sim abro uma excepção e uso o smartphone e coloco os itens na app Gtasks.

O meu documento é assim:




E aqui vai a lista completa. Compro tudo nos supermercados/hipermercados tradicionais, apenas a última parte tem os produtos que compro em lojas de produtos naturais. Tento comprar sempre as alternativas mais saudáveis/biológicas/integrais... e sem qualquer ingrediente animal. Penso que apesar de alguns produtos serem geralmente mais caros, a nossa saúde sai recompensada.


VEGETARIANA


WC / LIMPEZAS


PADARIA


MERCEARIA
 

FRUTA E LEGUMES (estes não compro apenas mensalmente) 
(Aqui compro quase tudo, mas vou variando de cada vez que vou às compras... Alguns exemplos):

CONGELADOS:


LOJAS DE PRODUTOS NATURAIS (costumo ir às lojas Celeiro-Dieta):


Se quiserem ver outra lista com uma grande variedade de produtos adequados a uma alimentação vegana aconselho esta (quem sabe se não é desta que começam a experimentar algumas coisas diferentes?). Confesso que quando vi essa lista decidi comprar algumas coisinhas novas. Afinal é sempre tão bom variar e aprender a cozinhar/experimentar coisas diferentes, não é?

Qualquer dúvida sobre onde encontrar alguma coisa ou como cozinhar, digam. Tenho todo o gosto em ajudar :)

Etiquetas: ,