Desperdício zero: alternativas que utilizo no dia-a-dia

01 janeiro 2017


E que tal se uma das resoluções do próximo ano for produzir menos lixo?

Já tinha publicado estas dicas no instragam, e na homepage do blog mas faltava o post.

Cá vão os itens que utilizo:





1. Kit que tenho no trabalho: garrafa térmica Ikea (uso para chá, a tampa faz de chávena), keep cup para tomar café da Pegada Verde, garrafa da Klean Kanteen (para água) (não encontrei à venda em Portugal, encomendei via internet)

2. Saco em tecido para pão (este foi feito pela minha mãe, mas conseguem encontrar em lojas de comércio tradicionais que vendem artigos para casa)

3. Para congelar comida uso frascos/caixas de vidro ou mesmo sacos de pano. Podem ser frascos de vidro reutilizáveis (reaproveito das coisas que ainda não consigo comprar a granel, como óleo de côco e geleia de arroz) que uso para molhos e sopas ou caixas de vidro que uso para hambúrgueres, rissóis, bolinhas... O pão coloco em sacos de pano já fatiado. Quando quero usar basta colocar na torradeira.

4. Vinagre - o grande aliado das limpezas zero waste, dá para praticamente tudo (limpar cozinha, casa-de-banho, amaciador de roupa, condicionador de cabelo, etc.). Aqui os detergentes caseiros que faço com vinagre.

5. Saco para snacks da Pegada Verde, RollEat (serve de individual e para transportar comida) também da Pegada Verde

6. Escova para lavar vegetais e frutas (comprei na IdealBio no Porto)

7. Garrafa de vidro Ikea onde guardo o leite vegetal caseiro. Este é de aveia e é super simples (receita daqui), mas podes fazer de amêndoa, côco, cânhamo...

8. Frascos de vidro que adoro e uso para quase tudo. Em vez de colar etiquetas nos frascos, escrevo directamente com caneta de acetato, se esfregarmos sai nas lavagens, se quisermos continuar a guardar o mesmo produto depois de lavar também dá, pois sem esfregar ligeiramente a tinta não sai.

9. Autocolante "Publicidade não" que tenho na minha caixa de correio. Eu imprimi em papel normal e depois coloquei papel autocolante transparente por cima. Já imprimi mais 2 para substituir caso este se estrague. Até agora deu resultado: zero correio!

10. Sacos de rede/tule para compras da Onya (comprei na EcoEscolhas, mas vi que já não existe. Em Portugal podes encomendar à Vera (Panos da Vera), vê aqui.

11. Utensílios que utilizo na cozinha (bucha vegetal que faz de esponja - há nas lojas Celeiro ou nas lojas Tiger - cortei em vários pedaços, pois esta é grande demais - a bucha depois pode ir para a compostagem, pois é biodegradável; pano microfibras para limpar os balcões; esfregão de aço (há nos supermercados convencionais só com embalagem de papel); escova de plástico que já tinha, se não tiverem nenhuma prefiram uma de madeira)

12. Papel que substitui o papel vegetal, é lavável. Comprei numa loja Pollux.

13. Kit de viagem: conjunto de talheres (apesar de serem de plástico e ser preferível utilizar utensílios em madeira ou metal, como já tinha estes vou utilizar o que tenho), frasco de vidro com fruta (neste caso melancia), frasco de vidro com papas de aveia (overnight oats), maçã inteira e tâmaras em saco de tecido, guardanapo de pano. Coloquei tudo num saco térmico com uma placa refrigeradora.

14. Toalhitas em tecido feitas a partir de t-shirts velhas (para limpar patas, focinho, olhos, rabinho ou qualquer outra coisa lá por casa na zona dos animais).

15. Sacos em tecido para as compras com fio para atar. Uso os sacos dos sapatos da marca Melissa (nunca usei para guardar os sapatos, preferia usar para organizar a roupa nas malas/mochilas em viagem. Lavei muito bem os sacos e ficaram prontos a usar. Adoro-os!

16. Frasco de vidro reutilizado onde guardo os utensílios para lavar a louça. Tenho-o sempre ao lado da banca.

17. Prefiro os champôs sólidos por serem super práticos, são fáceis de usar de transportar. Este é da Lush. Guardo na lata da Lush e uso directamente assim, pegando na lata e passando na cabeça. É bem simples. Também há condicionadores em barra
Apesar de não estar na foto, também prefiro sabonetes, o princípio é o mesmo: não usar embalagens de plástico. Quase todos os sabonetes vêm embrulhados em papel apenas. Procurem também sabonetes em mercadinhos de rua e vejam se conseguem arranjar sem qualquer embalagem.

18. Escova de dentes de bambu da Sapato Verde (para o pessoal do Porto vende no Quintal Bioshop)

19. Sacos para o meu cão com fundo impermeável (para comida, snacks e outros) dos Panos da Vera

20. Kit que uso nas compras de frescos da semana (às vezes uso mais sacos, depende das compras que vou fazer): caixa para frutos vermelhos, um frasco para ervas secas e 3 sacos em tecido. Uso a caixa de plástico para colocar os frutos vermelhos e assim esvazio logo a caixa. Desta forma a caixa poderá ser reutilizada

21. Um dos grandes aliados das limpezas desperdício zero: bicarbonato de sódio. Este frasco foi reaproveitado, furei a tampa com um prego e martelo, assim quando preciso de bicarbonato para as limpezas é só polvilhar

22. Saco com forro impermeável para colocar pensos sujos e bolsa para transportar pensos higiénicos dos Panos da Vera (os pensos higiénicos em tecido não estão na foto). O copo menstrual é também uma excelente alternativa

23. Compostagem (para quem tem jardins/hortas) - Aproveita o lixo orgânico, utilizando as cascas dos vegetais, restos de comida e borra de café para fazer compostagem. 
Para quem não tem jardins/hortas há alternativas: fazer compostagem comunitária (aqui é possível consultar os locais) ou entregar o nosso lixo orgânico a quem faça compostagem.
Eu guardo o lixo da semana em frascos (costumo encher 2 destes por semana, às vezes mais) e depois entrego a quem utiliza. Podem perguntar a quem tenha hortas em casa ou mesmo aos agricultores de produtos biológicos.

24 - Sacos biodegradáveis para apanhar o cocó de cão (no outono e inverno apanho com folhas, daquelas mesmo grandes, o meu cão é pequeno e por isso dá jeito, coloco directamente no lixo), sempre que não tenho folhas à mão uso estes sacos. Comprei na Ecoescolhas.

Todas as alternativas detalhadas aqui (ficheiro excel partilhado).

Também podem encontrar as lojas que vendem a granel em Portugal aqui.

Se tiverem dúvidas sobre algum destes itens ou se não conhecerem alternativas zero waste para alguma das coisas que utilizam, entrem em contacto através do e-mail: anagoslowly@gmail.com

Bom ano para todos os leitores :) E de preferência com menos lixo!


9 comentários:

  1. Ola Ana :)
    de facto,que boa maneira de começar um ano!
    limpar,reciclar,transformar,retirar a densidade do que nos rodeia.
    também comecei a fazer isso em casa, e deparei-me com um nokia 3310!eu sei que agora está na moda e ate podia vender a muito dinheiro, mas axo que a bateria ja nao funciona grande coisa e nao me parece ético vende-lo assim, entao, o que posso fazer com ele ou para onde o enviar? :)
    um beijinho grande com tudo de bom!!
    e é uma beleza ver o detalhe, informaçao e organizacao que aqui colocas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não fazia ideia que estava na moda hihihi
      Acho que podes entregar em qualquer loja que venda telemóveis. Antes as lojas da nokia até tinham uma caixa só para reciclar baterias e telemóveis. É uma questão de passares numa loja qualquer e perguntares se podes lá deixar. Depois se fizeres avisa ;)
      Obrigada e ainda bem que gostas :)
      Beijinho e tudo de bom para ti também ;)

      Eliminar
    2. De nada! o teu blog é muito inspirador e vou colocar já sem falta como uma das coisas a fazer sempre em 2017 ;)

      Eliminar
  2. Olá minha querida!!
    Que excelente forma de começar o ano!!
    Não posso deixar de agradecer por toda a inspiração e revolução que trouxeste aos meus dias no ano que passou. De uma forma muito positiva , claro!
    Que 2017 te traga tudo o que desejas, mas especialmente saúde, paz, aprendizagem, alegria e muito amor nos teus dias!
    Eu por aqui continuarei caminhando ao teu lado!
    Beijinho enorme*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina, é sempre tão bom ler os teus comentários :)
      Eu é que agradeço por estares sempre desse lado e por também tornares este mundo um lugar melhor!
      Um excelente 2017 para ti! Continua com a tua boa disposição e a tua simpatia :)
      Beijinho grande*

      Eliminar
  3. Olá Ana!
    Já tinha tido conhecimento do teu blogue há algum tempo atrás através da Patrícia do Not Guilty, mas confesso que nunca me tinha debruçado a sério pelas imensas dicas que ofereces. Parece uma enciclopédia, estou a aprender imenso! Posso aproveitar para colocar umas dúvidas?
    - Os frascos de vidro (suponho q sejam os que reutilizaste) não se partem no congelador? sempre tive algum receio...
    - Tenho imensa dificuldade em tirar a cola de alguns frascos! Experimentei a dica que partilhaste recentemente mas há alguma que não sai de todo. Como fazes nesses casos mais dramáticos?
    - Para além da lata que outro recipiente usarias para colocar o champô sólido? Já tive numa caixinha de plástico que estava a reutilizar e ficou todo bolorento...
    Obrigada, vou continuar as minhas leituras por aqui!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Obrigada
      Respondendo às ruas dúvidas:
      - os frascos não se partem, são muito resistentes. Aliás tem mesmo que ser pois são utilizados pelas marcas para conservar alimentos. Normalmente deixo a descongelar lentamente. O frigorífico quando sei que vou usar algo congelado mas já várias vezes descongelei no microondas
      - quanto à cola do frascos para alguns tens mesmo que repetir o processo às vezes que forem necessárias até sair. Para alguns também já tive que fazer várias e a cola acaba mesmo por sair, portanto vais colocando em água a ferver com detergente e depois vais esfregando. Tens que ter paciência :)
      - durante quanto tempo tiveste o champô sólido? Para acontecer isso parece-me que foi muito tempo. Podes experimentar usar um frasco de vidro pequeno pois fecham muito bem. A vantagem desta lata que uso é ser exactamente do tamanho do champô e assim não tenho que o tirar da lata para usar (confesso que deveria ser difícil tirar da lata, está tão preso).
      Se tiveres mais dúvidas avisa :) tenho todo gosto em responder, até porque vou apreendendo muito com as vossas dúvidas também
      Beijinho

      Eliminar
  4. oi Ana, quanta dica legal. Eu estudei por um tempo o zero waste e coloquei algumas coisas em prática, mas ainda tenho muito a melhorar e implementar. Vou ler com mais calma tuas dicas para ver o que consigo pôr em prática aqui em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruna, aproveita então a onda e volta a colocar algumas coisas em prática :) Se precisares de alguma ajuda diz, terei todo o gosto em ajudar!
      Beijinho*

      Eliminar