On my way to zero waste #4: alternativas zero desperdício (comida, produtos de higiene e de limpeza)

12 outubro 2016

Uma vida zero waste anda de mãos dadas com o minimalismo, assim nesta rubrica pretendo documentar a minha caminhada em direcção a uma vida com menos lixo. 
O grande objectivo: lixo zero!

Como viver sem produzir lixo? Não é nada fácil, bem sei! Diria quase que é totalmente impossível! Mas há estratégias simples que todos podemos fazer. Para além daquelas que já partilhei aqui, tenho estado a trabalhar num ficheiro excel que reúne todas estas informações e que inclui uma lista de produtos que usamos no nosso-a-dia, bem como a respectiva alternativa zero waste / zero desperdício (desde comida, a roupa, utensílios, produtos de higiene e detergentes de limpeza).

Lista daquilo que posso fazer para uma vida lixo zero/sem desperdício. (o ficheiro está partilhado e é editável por todos, acrescentem informação e dicas)



Para quem quer seguir uma vida zero waste cá vão mais algumas dicas simples:
  • Começa por analisar as grandes fontes de lixo da tua casa e verifica o que se pode fazer com cada item (abre mesmo o caixote do lixo e analisa o teu lixo)
  • Substitui os itens descartáveis (copos/pratos/talheres de plástico, sacos de plástico, garrafas de plástico, guardanapos de papel, lenços de papel, toalhitas...) por versões reutilizáveis em tecido, vidro, madeira, alumínio. 
  • No caso de o ponto anterior não ser possível, opta por itens que se possam decompor/reciclar
  • No caso de não ser possível comprar a granel opta sempre por embalagens em papel
  • Sempre que possível dá preferência a produtos biológicos, ecológicos, de produtores locais
  • Para novos utensílios da casa/cozinha dá preferência a itens que não sejam de plástico: vidro, inox, madeira, cerâmica...
  • Para itens não perecíveis compra embalagens maiores (por exemplo papel higiénico...)
  • Planeia as tuas saídas/compras e leva sacos/embalagens reutilizáveis

E não te esqueças do seguinte (muito importante):
  • Zero waste é apenas uma referência! Não temos todos que produzir 0 lixo! Até porque isso seria impossível. Basta simplesmente termos esta consciência de que queremos reduzir e não ficarmos desanimados por não atingirmos essa meta.
  • Uma só pessoa pode fazer toda a diferença e pequenos passos diários fazem diferenças enormes
  • Na tua lista de compras separa por lojas aquilo que podes comprar a granel e tem sempre um kit de compras pronto, assim na altura de sair é só levar
  • Analisa uma divisão da tua casa de cada vez e vê como podes reduzir o lixo em cada uma delas. Vai avançando para a divisão seguinte. Se achares necessário, no final, repete o processo.
  • Comprar é como votar, ao comprar estamos a dizer que estamos de acordo com a filosofia da empresa/marca (embora muitas vezes não pensemos nisso), então se algo não te agrada fala, sugere ou deixa simplesmente de comprar!

12 comentários:

  1. Que ficheiro maravilhoso. Li assim por alto e adorei. Vou ver com mais calma e tentar implementar as dicas. Muito obrigada pelo trabalho e pela partilha.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela, obrigada :)
      Espero que seja útil!
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá Ana, tenho andado um pouco desaparecida, mas tenho tido imenso trabalho. Ainda não li todos os posts mas irei-me por a par de tudo. Continuação de bom trabalho. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia, pois é não te tenho "visto" por aqui :)
      Obrigada e beijinho

      Eliminar
  3. Oh minha querida OBRIGADA, que publicação fantástica. Aqui estamos sempre a aprender, estamos sempre a buscar inspiração para uma vida melhor. Tenho aprendido imenso contigo, sinto-me mesmo grata por haver pessoas assim como tu, pessoas ricas que nos enriquecem também! Obrigada mesmo!
    Beijinho enorme*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina, deu trabalho mas acho que compensa :) O que me motiva é mesmo partilhar esta informação com o máximo de pessoas. Beijinho grande

      Eliminar
  4. Ainda não vi o ficheiro com atenção, mas lembrei-me dos talões do multibanco: sempre que não for necessário, devemos recusá-los. O mesmo nas máquinas de carregamento do Metro - podemos recusar o recibo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, faço sempre isso e não me lembrei de colocar no ficheiro. Já coloquei. Obrigada :)

      Eliminar
  5. Olá Ana
    Grata por esta iniciativa.
    As lojas Amor Bio, em Lisboa, aceitam os nossos sacos para reabastecer com os seus produtos a granel. Não têm muita variedade, mas tem o essencial o que já é muito bom!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada!
      Já estava no ficheiro excel mas sem informação, assim já completei :)
      Eu cheguei a contactar a loja via e-mail mas nunca me responderam.

      Eliminar
    2. ontem eu fui lá e ao lembrar-me do teu post perguntei se eles permitiam ao que eles disseram que sim e que não fazia sentido não o permitir de acordo com a política da loja :)

      Eliminar
    3. que bom :) muito obrigada mesmo por perguntares!
      beijinho

      Eliminar