Deixei de ter balde do lixo para embalagens

25 outubro 2016



Na minha cozinha uma das gavetas já tinha baldes para o lixo/reciclagem. Há muitos anos atrás o balde maior (que está na imagem) era destinado ao lixo comum.
Depois passou a ser o das embalagens e rapidamente se enchia! Acho que praticamente todas as semanas...
Como ando a tentar reduzir o lixo ao máximo e o lixo que fazemos mais é o do ecoponto amarelo, é nesse que temos que centrar a nossa atenção!
Então a melhor forma de reduzir é ser radical!
Agora sempre que fizer algum tipo de lixo levo imediatamente para o ecoponto. Afinal tenho 2 mesmo perto de casa e vou várias vezes lá fora com o meu cão.
O objectivo é que o pensamento "Não tenho balde do lixo para embalagens" se entranhe e nos faça pensar que não podemos produzir esse tipo de lixo!

Actualmente este balde fica com lixo para compostagem, onde cabem 3 frascos (1 grande e 2 mais pequenos). No final da semana entrego esse composto a quem precisa, lavo o balde e os frascos e ficamos prontos para mais uma semana :)

E desse lado ainda usam muitos baldes para o lixo?

9 comentários:

  1. Sim :( bastantes :(
    Mas acho que aos poucos também tenho reduzido o consumo de embalagens, mas ainda não à velocidade que devia... mas o caminho faz-se aos poucos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim aos poucos :) convém manter o foco para não nos esquecermos :)

      Eliminar
  2. Tenho um balde grande que divido para os vários tipos de lixo mas é realmente assustador a velocidade com que se enchem, principalmente o do ecoponto amarelo! Acho que é esse também o mais difícil de acabar com ele porque parece que tudo vem embrulhado em plástico, é horrivel!! Vai dando noticias dos progressos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo e temos que começar a dizer às marcas que não precisam de usar plástico em tudo! Foi como falamos outro dia acerca das grandes marcas, temos que dar o nosso feedback, enviar mails... continuamos a comprar e as marcas não adivinham.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Olá minha querida!
    Aqui em casa ainda temos balde, mas felizmente a quantidade de lixo que fazemos é cada vez menor, graças à reciclagem e à compostagem que fazemos. Sei que o caminho é longo e há muito por melhorar. Mas devagar se vai ao longe!!
    Obrigada por me ajudares a manter o foco.
    Beijinho enorme*

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana, por aqui ainda uso o balde de reciclagem para plásticos, infelizmente este é mesmo um desafio, tento evitar ao máximo comprar " coisas" embaladas em plástico, mesmo é difícil, mas sei que vou lá chegar. Já reduzimos imenso cá em casa. O papel e o vidro já reduzimos, o restante do lixo também bastante, também entrego uma parte para compostagem. Uma das soluções que arranjei para reduzir os produtos embalados foi comprar fruta, legumes, frutos secos, leguminosas, azeitonas nas merecerias de bairro levando as minhas embalagens. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marlene, que bom! É isso mesmo! O importante é reduzir e ter isso em mente. Mesmo que ainda faças algum lixo, as estratégias que estás a seguir são óptimas :) Obrigada. Beijinho

      Eliminar
  5. Olá, Ana. Fazes compostagem nesse balde? Que tipo de conpostagem fazes? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não faço a compostagem directamente neste balde, faço num balde mais pequeno e às vezes em mais 2 frascos e guardo tudo neste balde. simplesmente limito-me a guardar as cascas dos vegetais, restos de comida, enfim o lixo orgânico que produzo e depois todas as semanas entrego a umas pessoas que fazem agricultura biológica e eles sim fazem a compostagem correctamente. Eu simplesmente me limito a guardar o preparado que servirá para composto. Podes ver os frascos que uso aqui http://anagoslowly.blogspot.pt/2016/08/on-my-way-to-zero-waste-2.html

      Eliminar