Como manter a casa limpa e arrumada: 10 dicas

28 julho 2016



  1. Tirar os sapatos quando entramos em casa
  2. Guardar ou dar os tapetes pois só acumulam porcaria
  3. Ter o mínimo de tralha possível (quantas vezes é que já disse isto? Mas é mesmo verdade, pensem bem no tempo em que perdem a limpar as coisas que têm, no pó que elas acumulam e no mal que vos fazem!)
  4. Depois de usar, voltar a colocar no lugar (esta é tão certeira que até rima!)
  5. Fazer a cama antes de sair de casa (coloco os lençóis bem para trás quando me levanto e pouco tempo antes de sair faço a cama) - o quarto fica logo com outro ar!
  6. Dedicar 10 minutos por dia para fazer uma ronda pela casa e arrumar o que está fora do lugar (quando não coloco a roupa usada para lavar deixo a arejar e nesta altura arrumo tudo)
  7. Quando se suja, limpa-se. Quando lavamos os dentes por exemplo, basta passar a mão pelo lavatório para ficar com um aspecto limpo. Na cozinha podemos ir arrumando à medida que vamos cozinhando e no final deixamos a banca e os balcões limpos e vazios
  8. Arrumar o sofá e as almofadas
  9. Envolver toda a família nas tarefas, assim todos participam e não custa nada
  10. Não perder tempo a ver TV ou a navegar pela net (esta é sempre a mais difícil!)

créditos imagem |  http://www.greyandscout.com/

19 comentários:

  1. Olá Ana!! Há imenso tempo que não venho aqui comentar =)
    Tento seguir todos os dias todas estas dicas, acho que já fazem parte da minha própria pessoa! O problema é mesmo as outras pessoas que vivem connosco, nem sempre ligam a estes pequenos pormenores que fazem toda a diferença no dia-a-dia!!
    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel! Já tinha saudades dos teus comentários :)
      Pois isso é uma chatice, tens razão. Temos que colocar um papel na porta com as regras para todos lerem e temos que conversar muito, com paciência :)

      Eliminar
  2. Olá Ana, estas dicas fazem parte do meu dia-a-dia e são realmente muito rápidas e fazem toda a diferença. Ainda aplico outra, como tenho um aspirador portátil, passo rapidamente nas casas de banho, no sofá e na cozinha conforme a necessidade. Nunca mais passei um dia inteiro a limpar a casa. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia, óptima dica! Eu como tenho aspiração central, custa um pouco estar a ligar porque o cabo é enorme! Já pensei tantas vezes nos aspiradores robots mas não sei se compensa o investimento...

      Eliminar
    2. Eu vi esta dica num outro blogue, já não me recordo qual e realmente desde que utilizo o aspirador portátil, quando vou aspirar com o aspirador dito normal, é muito mais rápido. Os aspiradores robot nunca me despertou muita atenção honestamente, mas já ouvi maravilhas. Ah, de salientar que tenho uma cadelinha em casa, uma caniche que larga imenso pelo. Outra coisa, que optei foi colocar um lençol velho no sofá para prevenir, esteticamente não é bonito, mas é muito bom a poupar o sofá. Quando há visitas, é só recolher o lençol e está impecável. Beijinho

      Eliminar
    3. Também tenho uma manta no sofá por causa do pêlo e para o meu cão poder andar à vontade com brinquedos mas não tiro quando tenho visitas. Para remover o pelo uso uma luva de borracha, sai tudo http://anagoslowly.blogspot.pt/2015/06/a-luva-milagrosa-para-remover-pelo-de.html?m=1

      Eliminar
  3. Esqueci-me de referir que constumo passar uma mopa pelas áreas mais usadas da casa sempre que há mais pêlo ou mais pó :) assim é muito mais fácil aspirar é só aspiro uma vez por semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também só aspiro uma vez por semana. Já tinha visto a dica da luva de borracha aqui no blog. Tenho uma curiosidade e vai ao encontro do último post, reduzir o lixo. Como é que congelas alimentos? Gasto dinheiro em sacos para poder congelar os alimentos e depois não têm utilidade porque têm sangue e vão para o lixo. Obrigada. Beijinho e bom fim de semana

      Eliminar
    2. Para já vou acabar de usar os sacos que tenho, depois vou só usar frascos/caixas de vidro e plástico. Podes usar também, assim depois é só lavar. É certo que ocupa mais espaço, mas no meu caso tenho espaço suficiente.

      Eliminar
    3. Também já tinha pensado nessa ideias mas tenho receio que o vidro se parta com o frio, pelo menos para as leguminosas e fruta era o ideal. Agora vou fazer uma limpeza a arca congeladora, vou gastar tudo o que tenho e depois é que vou comprar mais coisas. Hoje talvez, mas não prometo, enviar-te-ei um email com as coisas que faço cá por casa em vários aspetos pode ser que te dê também alguma ajuda. É uma forma de te retribuir :) beijinho

      Eliminar
    4. Eu já uso e não parte, mas confirma se podem ir ao congelador. No próximo post vou falar daquilo que já uso e onde comprei ;) Sim envia, agradeço-te. Assim também podemos ter novas ideias.

      Eliminar
    5. Estava a pensar reutilizar frascos de compotas, de salsichas, etc. Eu não compro algumas dessas coisas mas a minha mãe guarda, e alguns familiares também o fazem e depois dão-me. Por isso não sei se irão dar para ir ao congelador. Mas de qualquer das formas vou tentar colocar um por exemplo dentro de uma caixa de plástico, para testar. beijinho

      Eliminar
    6. Sim esses frascos dão, eu uso.

      Eliminar
  4. Fazes a coisa parecer super fácil... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mafalda, na realidade é super fácil, acho que são coisas simples e que não gastam muito tempo. Mas não sou intransigente, não tem que estar tudo impecável nem temos sempre que fazer tudo o que escrevi aqui (já fui assim há muito muito tempo atrás mas já não sou). Basicamente tendo esta lista em mente damos o nosso melhor :) Afinal o importante é vivermos bem e sentirmo-nos bem.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Que maravilha de blogue! Obrigada por teres comentado no meu insta e assim eu ter conhecido o teu "cantinho".
    Aviso já, que fiquei fã :)
    Em relação às dicas, eu antes tinha o terrível hábito de deixar tudo para fazer num dia (ex: sábado) e acaba por perder muito tempo. Agora todos os dias, faço um check pela casa, pelo menos para estar arrumada e dou um jeito para não custar tanto no dia que faço a limpeza maior.
    Mas confesso que essa ideia do aspirador portátil é muito muito boa, principalmente para quem tem peludinhos ;)
    Há duas coisas que não deixo de fazer:
    1) quando acabo de jantar, arrumo a loiça e passo vassoura e esfregona no chão. Adoro chegar à cozinha de manhã e estar tudo arrumadinho e limpinho.
    2) depois de chegar a casa, gosto de encontrar o quarto impecável à minha espera. Por isso, faço sempre a cama e evito espalhar coisas por lá.

    Beijnhos :)

    http://www.ofabulosodestinodemariaamelia.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) muito obrigada!
      Espero que continues a passar por cá ;)
      Beijinhos

      Eliminar