3 dicas para ganhar espaço na bancada da cozinha

08 julho 2016

Uma cozinha com mais área livre permite-nos ter mais espaço para preparar as refeições e até para conviver com família e amigos.

Enquanto preparamos as refeições podemos ir conversando e os miúdos podem fazer os trabalhos de casa ou até mesmo nós podemos ir apontando qualquer coisa (no meu caso escrever posts e preparar aulas de yoga!).

A minha cozinha é bastante comprida mas estreita, por isso optei por não colocar nenhuma mesa. Fazemos as refeições todas na sala de jantar que é mesmo ao lado. Como não tenho mesa tudo tem que ser colocado nos balcões (como o caso da fruta).

Então como poupar espaço nos balcões:

1.º Arranjar espaço nos armários: dar/vender louça/acessórios que não usamos ou que estão partidos/estragados; arrumar as coisas menos utilizadas nos armários de cima.

2.º Arrumar tudo dentro dos armários, em locais acessíveis e fáceis de tirar. Apesar de usar a torradeira todos os dias de manhã, arrumo-a. Está numa gaveta grande mesmo por baixo da zona do balcão onde a costumo ligar. Por isso de manhã (ou à noite quando preparo as coisas do pequeno-almoço) é só retirar. Quando arrefece limpo as migalhas e arrumo. Até a máquina do café está arrumada, pois não usamos a máquina todos os dias. 

Então o que fica nos balcões? A fruta, a caneca da água e a bimby. No caso da fruta (que fica mesmo ao pé da banca pronta a ser lavada para depois consumir) uso este acessório da ikea com 3 andares, o que permite poupar bastante espaço. Quando a fruta não cabe toda aqui, tenho esta taça que apenas é usada quando necessário, caso contrário está arrumada. Esta taça é bastante versátil, pois também é utilizada como saladeira por exemplo.

3.º Optar por acessórios/electrodomésticos que fazem o trabalho de vários, como é o caso da bimby. Já há muitos anos que gostava de ter uma, fui estudando bem a coisa e avaliando se realmente valeria a pena comprar. Em termos de espaço e de substituição de outros electrodomésticos vale a pena, em termos de poupança no supermercado também me parece que sim, pois consigo fazer muitas coisas em casa que costumava comprar (mais ainda a tenho há muito pouco tempo), em termos de tempo na confecção dos pratos ainda estou a avaliar (pois há coisas em que demoro menos tempo e outras em que demoro mais).
Adeus electrodomésticos e acessórios!
thermomix
Olá Bimby!

Esta organização permite-me ter os balcões sempre livres e quando quero limpá-los basta passar um pano húmido com um pouco de detergente caseiro ou umas gotas de vinagre. 

Tão simples e tão fácil!
bancada cozinha

Vamos aproveitar o fim-de-semana para destralhar a bancada da cozinha?

4 comentários:

  1. Excelentes dicas por sinal!
    Aqui em casa anda tudo em reboliço, vim das férias com uma vontade enorme de destralhar e simplificar ainda mais as coisas. Tenho corrido todas as divisões a "pente fino"!
    Incrível como o facto de viver com menos me traz tanto!!
    Beijinho minha querida, tem um excelente fim de semana!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me acontece sempre isso na altura das férias :)
      Bons destralhanços!
      Beijinhos e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  2. A cozinha aqui é bem simplificada antes mesmo de ter aderido ao minimalismo pois só temos um armário, antes achava pouco espaço, hoje vejo que não preciso de mais nada!
    Também adorei a ideia do bimby, tomara que apareça algo do tipo aqui no Brasil :)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel, às vezes é um minimalismo forçado e acabamos por perceber que o espaço que já temos é mais do que suficiente. Gostava que a minha cozinha tivesse menos armários, obrigava-me a ter ainda menos coisas! Aí no Brasil deve haver outros robôs de cozinha. Beijos

      Eliminar