Como cuidar da nossa roupa: dicas simples

29 junho 2016


Depois dos posts sobre capsule wardrobe, nada melhor do que nos focarmos em algumas dicas simples sobre como poderemos tratar da nossa roupa de forma simples.

Antes de nos focarmos na limpeza da roupa, nada melhor do que termos em conta a velha máxima: menos é mais, ou seja, menos roupa, mais facilidade em tratar dela e menos tempo perdido.

Aqui ficam algumas das dicas que tenho implementado e que me simplificam imenso a vida:

  • Não ir a nenhuma loja de roupa sem uma lista de compras (mesmo que tenha um só item!). Esta dica não faz só sentido no supermercado. Quem pretende ter um guarda-roupa simples sabe do que falo. Se não pretendemos acumular mais roupa, apenas devemos comprar aquilo que é estritamente necessário
  • Comprar roupa fácil de lavar (na máquina e que possa ser misturada com outras peças) e que não necessite de ser passada a ferro
  • Não colocar nada a lavar do avesso, sobretudo meias, uma vez que depois dá muito mais trabalho a arrumar.
  • Usar o mesmo tipo de meias e colocar todos os pares e uso - desta forma não nos temos que preocupar em encontrar o par quando recolhemos a roupa (são todas iguais e umas não estão mais gastas do que outras)
  • Manter as blusas fechadas quase até cima - tiro a blusa como se fosse uma camisola e não desaperto os botões e coloco-a logo na máquina (apenas coloco do avesso pois isso desgasta menos a cor). A blusa mantém-se fechada quando estendo a secar e quando arrumo. Menos tempo perdido a tirar a roupa e também a arrumar, pois assim segura-se facilmente no cabide.
  • Usar o programa mais rápido da máquina - assim as roupas não se estragam e não ficam tão amarrotadas.
  • Lavar sempre a roupa com água fria - prolonga a durabilidade da roupa
  • Lavar menos vezes a roupa - sim leste bem! Antes bastava usar uma vez e colocava logo para lavar. Se não cheirar mal nem estiver sujo deixo arejar e depois arrumo (exceptuando quando sabemos que não vamos utilizar mais aquela peça na estação actual, pois a roupa usada que é guardada durante muito tempo pode ficar com manchas). Esta regra depende obviamente do clima, estação e da transpiração de cada um
  • Não colocar a roupa a secar exposta directamente ao sol - prolonga a cor e aumenta a durabilidade da roupa
  • Colocar as molas da roupa em sítios estratégicos e de forma a que não fiquem marcas (tento não prender as molas com muita força)
  • Programar a máquina para lavar quando não estamos em casa - assim quando chegarmos é só colocar a roupa a secar (tento que a máquina termine quase à hora em que chego a casa para evitar que a roupa fique muito tempo na máquina, o que só contribui para que fique amarrotada)
  • Usar sacos de rede para lavar peças sensíveis (de renda, interior)
  • Remover manchas com água oxigenada
  • Na altura de recolher a roupa, dobrar e arrumar de imediato, evitando assim ter que passar a roupa ferro e evitando também ter “tralha” acumulada 
  • Para remover pêlos de animais das roupas usar este tipo de luvas ou humedecer as mãos e passar pela roupa fazendo movimentos descendentes (humedecer e passar as vezes que forem necessárias)
  • E finalmente, manter a roupa bem arrumada (seja dobrada segundo as regras da Marie Kondo por exemplo ou pendurada em cabides) - se a roupa estiver toda ao monte provavelmente teremos que levar novamente.

E tu cuidas bem das tuas roupas?


créditos imagem | Pinterest

15 comentários:

  1. Guardar roupa que já se usou e junto da lavada ? Jamais ! A roupa apanha sempre os ácaros e bactérias da nossa pele e os poluentes da rua e eu como tenho pele oleosa mesmo que use uma blusa depois de tomar banho, ao fim do dia tem o meu cheiro, já não está fresca e a cheirar a lavado . É a única dica com que não concordo ... Se forem casacos ou sweats da para usar mais uma vez ou duas mas penduro num cabide de parede, nunca juntamente com a roupa lavada ... Assim como as calças de ganga . Bom blogue ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada.
      Pois irá sempre depender da pessoa, do clima (em Portugal o clima é ameno, se fosse muito quente era impossível não colocar a lavar após cada uso), da estação e do tipo de roupa claro.
      No meu caso resulta bem assim, então o importante é mesmo adaptarmos consoante estas condições e o nosso estilo de vida. Vou acrescentar no post ;)

      Eliminar
    2. o que faço com a roupa usada e que ainda posso usar outra vez (e faço MUITO! - estando em condições, claro), é pendurar atrás da porta ou no cabide de pé - assim nao misturo com a lavada e sei/não me esqeço que é para usar novamente (geralmente o que faço é: se usada durante a semana de trabalho, e ficou ainda usável para outras vezes, coloco num cabide e uso no fim-de-semana ou na outra semana logo na 2ª feira). Assim nao se mistura. O único senão é que cria mais "desarrumaçao visual" do que arrmar no armário, mas no armario tenho medo que me esqueça/ou confunda com as outras... é que a ideia era usar varias vezes, mas "despachar" o mais cedeo possível para lavar depois...

      Eliminar
    3. Olá, pois isso da desarumação visual não dava para mim! Como uso sempre as mesmas roupas sei sempre o que já foi usado. É mais uma vantagem do armário cápsula :)

      Eliminar
    4. Pois é Ana, tem toda a razão!! mais uma vantagem! :) eu ainda estou longe do armario-capsula mas é o meu objectivo e para lá caminho! :) bjs!

      Eliminar
  2. Ainda outra coisa, Ana, eu tb detesto engomar (alias, fico com uma dor de costas uninsuportavel, tanto é que tenho alguem a quem pago para engomar... Procuro sempre roupa fácil de engomar, mas nem sempre é facil (ou só descobrimos depois de a lavar!). mas, o que tenho agora procurado é um vaporizador de roupa, ou steamer, ou garment steamer.. ja ouviu falar? sugestão para um post :) ja se usa muito nos EUA e no Brasil, e e optimo para as roupas mais delicadas ou finas (malhas, t-shirts, blusas com detalhes, de poliester etc). Além disso, não custa tanto a engomar essas coisas (que eu na tábua simplesmente desisto!)mas, o que tenho agora procurado para aquelas que temos mesmo de engomar, é um vaporizador de roupa, ou steamer, ou garment steamer.. ja ouviu falar? sugestão para um post :) ja se usa muito nos EUA e no Brasil, e e optimo para as roupas mais delicadas ou finas (malhas, t-shirts, blusas com detalhes, de poliester etc). Além disso, não custa tanto a engomar essas coisas (que eu na tábua simplesmente desisto!), nao sobrecarrgas as costas e ha quem diga que é mais rapido. Por aqui ainda é muito desconhecido, embora se use nas lojas de roupa nos "bastidores". As vantagens: muito mais facil engomar estas peças! Dizem (as reviews na net nem sempre concordam mas) que ajuda a manter a roupa entre usos pois o vapor "higieniza" e prolonga o uso entre-lavagens... e sinceramente, passa muito melhor este tipo de peças de roupa. Há para vários preços, desde 30 eur (as versões de viagem) até às mais profissionais cerca de 150 eur. Estou mesmo determinada a comprar uma versão de viagem (que vi num blog americano, depois posso passar "a mensagem" se quiser). Estou memso esperançada, pois sao peças que estao no meu armario e acabo por nao usar por estarem sempre meio amarrotadas antes de as vestir... alem disso, outra grande vantagem é que poupa muito mais as peças de roupa! pois nao é uma chapa quente a passar em cima da roupa... é muito mais "suave". Acho é que é mais indicada para estas peças finas e delicadas (que ao fim ao cabo, é a roupa de hje em dia... excepto a roupa de casa). COmprei a versão do Lidl (passo a publicidade) mas nao funcionava nada bem... agora vou mandar vir da Amazon (versao viagem) e vamos ver... Curiosamente e para tentar fazer "um estudo de mercado", quando fui a lojas de roupa, fui sempre perguntando se usavam esse vprizador, e as funcionarias confirmam, e sempre reafirmam que aquilo dá imenso jeito. Ha quem consiga totalemte desistir do ferro + tábua e ficar unicamneete com este steamer. Fica a sugestao :) Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois já vi utilizarem em lojas de roupa várias vezes :) Mas no meu caso não vejo mesmo a utilidade. A forma como lavo/estendo e arrumo as minhas roupas funciona bem para mim e não tenho nada amarrotado. Mas obrigada pela dica, é sempre útil para os leitores ;)

      Eliminar
  3. Obrigada pela partilha, boas dicas :-) Algumas coisas já aplico mas a dica das blusas fechadas é muito boa, como é que eu nunca me lembrei disso Lol Se a roupa não estiver suja, não a meto a lavar logo a seguir à primeira utilização mas também nunca a arrumo no armário, deixo no cabide atrás da porta. Mas decididamente é algo que vai mudar pois dá a sensação que está sempre roupa desarrumada e agora com menos roupa sei sempre o que já vesti e bem, se não está suja pode estar junto à outra e fica bem mais arrumadinha :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, ainda bem que gostaste! :) Realmente só me lembrei disso das blusas há muito pouco tempo e pensei o mesmo: como é que não me lembrei disto antes!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Olá Ana.
    Boas dicas.
    Sobretudo a das meias: tenho uma "panca" por pô-las do avesso antes de lavar e, realmente, não faz sentido nenhum...
    E também nunca me teria ocorrido usar água oxigenada para remover nódoas, mas, pensando bem, acaba por ser o mesmo princípio de certos produtos de remoção de nódoas no mercado, por isso, lá está, é bem lembrado.
    Obrigada.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafalda, ainda bem que gostaste das dicas ;)

      Eliminar
  5. Olá minha querida!!

    Confesso que já tinha saudades de passar por aqui. Mas estes últimos dias andei demasiado tempo ocupada que me ausentei deste mundo virtual! O que às vezes também é bom!
    Mas agora estou de volta às minhas rotinas e estou a pôr as leituras dos blogs em dia. E é sempre tão bom passar por aqui. Aprende-se sempre e isso faz com que o teu blog seja um dos meus preferidos e olha que cada vez ando mais selectiva:)
    Adorei este post, que dicas preciosas. Algumas delas já as sigo e outras vou começar a seguir!
    Tudo o que possa fazer para viver num ambiente mais organizado e que torne a minha vida mais simples, melhor!
    Obrigada!
    Beijinho enorme*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, eu percebi logo que andavas ausente mas fizeste muito bem :) de vez em quando é mesmo preciso. Obrigada por continuares a ler o meu blog e a deixar a tua opinião :) fico mesmo contente! Beijinho grande e bom domingo ;)

      Eliminar
  6. Olá Ana, estou amando ler seu blog. Sou do Brasil, eu e meu marido temos muita vontade de conhecer Portugal. Na minha cidade faz 45 graus no verão, sensação térmica de 55.. então nessa época do ano não consigo reaproveitar a roupa usada. Estou me tornando minimalista, e isso fez uma grande mudança na minha vida. Adorei todas as suas dicas, estão anotadas! Beijos do Rio de Janeiro :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada :) tem que vir a Portugal!
      Realmente com essas temperaturas não dá para guardar, então é melhor é adquirir roupas de boa qualidade que não se estraguem com as lavagens e roupa que seja fácil de arrumar. Assim pode trocar até mais do que uma vez por dia se for necessário.

      Eliminar