Desafio do elogio

É curioso como a nossa sociedade não está preparada para o elogio. São poucas as pessoas que sabem como reagir quando são elogiadas. E também são muito poucas aquelas que elogiam. Quantas e quantas vezes pensamos “Ela está tão gira!” “Aquela roupa fica-lhe mesmo bem” “Ele é muito bom profissional” e não dizemos? Teremos vergonha de o dizer?

Pelo contrário se for para criticar, muitas vezes fazêmo-lo imediatamente!

O elogio faz-nos tão bem à alma: a quem é elogiado mas também a quem elogia. 

Por isso esta semana desafio-te a fazer o seguinte: elogia tudo e todos, mesmo que te possa parecer estranho e difícil e mesmo que seja algo que até nem gostaste assim tanto.


Sim, mesmo que seja algo que não adores! E porquê? Porque o elogio funciona um pouco como a gratidão, sentimo-nos imediatamente mais felizes após elogiarmos.

Se não acreditas, experimenta :)

Podes fazê-lo com os teus amigos, colegas, familiares e até com desconhecidos.

Comecei por testar esta experiência com o meu marido. Começamos mesmo numa de brincadeira para ver quais eram os efeitos. Além de fazermos elogios um ao outro em situações em que realmente queríamos elogiar, fizêmo-lo em situações menos óbvias. Por exemplo, quando um de nós não fazia determinada coisa como deveria, em vez de criticarmos, dizíamos na brincadeira “fizeste isto tão bem, adorei”, com ar irónico claro, mas o que interessa é que dizemos o que queremos de uma forma querida e engraçada. Ou seja, passamos a mensagem e ainda elogiamos, que apesar de ser na brincadeira faz diferença.

Descobrimos que é mesmo verdade, faz uma diferença enorme! Sentimo-nos mais felizes e mais divertidos. Vale a pena tentar!


Alguns benefícios do elogio aqui.


Etiquetas: