Desafio do elogio

26 abril 2016

É curioso como a nossa sociedade não está preparada para o elogio. São poucas as pessoas que sabem como reagir quando são elogiadas. E também são muito poucas aquelas que elogiam. Quantas e quantas vezes pensamos “Ela está tão gira!” “Aquela roupa fica-lhe mesmo bem” “Ele é muito bom profissional” e não dizemos? Teremos vergonha de o dizer?

Pelo contrário se for para criticar, muitas vezes fazêmo-lo imediatamente!

O elogio faz-nos tão bem à alma: a quem é elogiado mas também a quem elogia. 

Por isso esta semana desafio-te a fazer o seguinte: elogia tudo e todos, mesmo que te possa parecer estranho e difícil e mesmo que seja algo que até nem gostaste assim tanto.


Sim, mesmo que seja algo que não adores! E porquê? Porque o elogio funciona um pouco como a gratidão, sentimo-nos imediatamente mais felizes após elogiarmos.

Se não acreditas, experimenta :)

Podes fazê-lo com os teus amigos, colegas, familiares e até com desconhecidos.

Comecei por testar esta experiência com o meu marido. Começamos mesmo numa de brincadeira para ver quais eram os efeitos. Além de fazermos elogios um ao outro em situações em que realmente queríamos elogiar, fizêmo-lo em situações menos óbvias. Por exemplo, quando um de nós não fazia determinada coisa como deveria, em vez de criticarmos, dizíamos na brincadeira “fizeste isto tão bem, adorei”, com ar irónico claro, mas o que interessa é que dizemos o que queremos de uma forma querida e engraçada. Ou seja, passamos a mensagem e ainda elogiamos, que apesar de ser na brincadeira faz diferença.

Descobrimos que é mesmo verdade, faz uma diferença enorme! Sentimo-nos mais felizes e mais divertidos. Vale a pena tentar!


Alguns benefícios do elogio aqui.


6 comentários:

  1. Minha querida sem dúvida que passar aqui no teu cantinho é sempre tão enriquecedor.
    A vida pode se tornar muito mais fácil e descomplicada, e para isso basta nós trabalharmos para isso. E este post é mais um exemplo disso. Eu acredito na força do elogio e nos benefícios que nos traz. Já os aplico bastante, mas esta semana vou aceitar o teu desafio e vou-me desafiar a mim mesma a fazê-lo ainda mais.
    Beijinho enorme e boa semana para ti***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, eu também já tento fazê-lo mas confesso que mais com estranhos, sobretudo se for numa loja ou algum estabelecimento. Mas muitas vezes se calhar não faço com as pessoas mais importantes! Por isso também eu irei participar deste desafio :)
      Obrigada pelas tuas palavras e beijinho*

      Eliminar
  2. Olá Ana,
    Estou plenamente de acordo!...
    Mas acho que de alguma maneira já é praticado em algumas lojas. Existe o «Livro de Reclamações» que é na cor vermelha, mas também existe o «Livro do Elogio» que é em cor de laranja. É pena existir em poucas lojas... :-(
    Na minha vida pessoal tento praticar o elogio, porque se acho que aquele casaco ou vestido ou calça fica bem na pessoa que o tem vestido, a pessoal que recebe o elogio fica com um sorriso de «orelha a orelha»... e não custa nada fazer os outros felizes... indirectamente, essa felicidade também retorna para nós.
    Mesmo quando há algo que não gostamos... se por acaso encontramos uma pessoa amiga que está com um conjunto cujo corte não favorece, sem mentir podemos sempre dizer que a cor lhe fica bem no tom de pele, ou que tem um colar ou uns brincos bonitos...
    Se nos perguntar a opinião se gosta... aí pode ser complicado, mas podemos ter tacto ao dar a nossa opinião... Não concorda?
    Tudo de bom... E continue com o blog.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa, obrigada pelo comentário.
      Tens toda a razão, há sempre forma de dizermos as coisas.
      Continua a boa prática do elogio :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Muito bom esse post, Ana! Aproveito e elogio seu blog, sempre com matérias que nos inspiram e nos fazem refletir sobre a vida! Obrigada por inspirar e dividir suas experiências conosco!

    ResponderEliminar