Destralhar a cozinha

20 março 2016

No sábado acordei bem cedo e logo após o pequeno-almoço comecei a limpar/organizar a cozinha. Nada melhor do que aproveitar a chegada da primavera para fazer algumas limpezas e arrumações.

Já há muito que sentia que a minha casa estava novamente a precisar de uma organização a fundo porque não tenho conseguido manter a organização no dia-a-dia. Tenho feito apenas o estritamente necessário. Portanto é normal que vá acumulando mais tralha e desarrumação do que o costume.

A ideia é percorrer toda a casa, fazendo um pouco de cada vez. Comecei pela cozinha e fiz uma lista de tudo o que queria fazer em cada armário e ao mesmo tempo fui tomando as decisões necessárias: dar/deitar fora/reciclar/vender.

Tirei tudo dos armários/gavetas e aproveitei para limpar.

Facturas e livros de instruções
  • Deitar fora as facturas de coisas que já não têm garantia
  • Deitar fora livros de instruções de coisas que já não tenho
  • Guardar o talão junto do livro de instruções respectivo
  • Guardar tudo numa caixa (ia comprar uma capa mas resolvi tentar encontrar algo em casa que servisse este propósito)

Receitas
  • Organizar livros de receitas e marcar receitas que quero experimentar

Caixa de medicamentos
  • Separar medicamentos fora do prazo para entregar na farmácia
  • Dar medicamentos que ainda estão dentro do prazo mas que já não preciso (dar a instituições de animais e/ou amigos/família)

Louça
  • Agrupar a louça pelo tipo: louça do dia-a-dia, louça que utilizo menos (como chávenas de café que só uso quando tenho visitas), louça de servir, pratos de bolo
  • Arrumar nos armários de cima coisas que uso menos vezes
  • Separar louça partida para dar (se estiver em bom estado) ou deitar fora (se estiver demasiado estragada)
  • Dar aquilo que não utilizo/não faz falta

Talheres
  • Limpar gaveta dos talheres
  • Dar talheres que já não utilizo/itens duplicados (dei todos os talheres de plástico que tinha guardado para piqueniques/férias. Prefiro sempre utilizar talheres normais)
  • Deitar fora o que não estiver em bom estado


Garrafas/ Sacos térmicos (para levar para o trabalho)
  • Arrumar este armário
  • Deitar fora garrafas de plástico (pois só uso garrafas reutilizáveis)

Gavetas
  • Organizar panos de cozinha/ limpeza - agora estão todos na mesma gaveta
  • Deitar fora panos velhos ou aproveitar para fazer panos de limpeza para animais/para limpar chão
  • Arrumar frascos de especiarias e colocá-los dentro de uma caixa (assim quando preciso de várias especiarias é só pegar na caixa, é muito mais simples)

Frigorífico/congelador
  • Limpar todas as prateleiras (aqui é mesmo uma limpeza rápida pois não desliguei o frigorífico)
  • Organizar alimentos no respectivo sítio (vegetais nas prateleiras de baixo, comida nas prateleiras de cima; garrafas na porta)
  • Lavar gavetas do congelador e organizar melhor os alimentos: colocar alimentos do mesmo tipo nas mesmas gavetas. Usar alimentos que já estão congelados há algum tempo. Enquanto estava a fazer as limpezas, aproveitei o ananás congelado para fazer um smoothie

Frascos/Tupperwares
  • Colocar os mais utilizados nas primeiras prateleiras
  • Ter uma área só para frascos que vou aproveitando das coisas que compro (estes frascos são óptimos para demolhar sementes/frutos secos, guardar manteigas de frutos secos caseiras e preparar as overnight oats para os pequenos-almoços)

Despensa
  • Tirar os alimentos dos sacos e colocá-los em frascos
  • Ver os alimentos que estão perto do final de prazo de validade e usar em alguma receita
  • Aproveitar e fazer a lista de compras daquilo que está em falta (tenho sempre um bloco de notas neste armário)

Máquina da louça
  • Arrumar toda a louça da máquina se necessário
  • Limpar o filtro e o interior da máquina, espalhando bicarbonato de sódio e depois vinagre. Deixar actuar alguns minutos e depois passar uma escova
  • Colocar uma chávena cheia de vinagre no tabuleiro de cima e colocar a máquina a lavar num ciclo curto

Banca
  • Limpar e arrumar toda a louça que estiver na banca
  • Limpar a banca com bicarbonato de sódio e limão ou vinagre
  • Comprar uma esponja ecológica (que ainda não consegui comprar) - vou comprar uma bucha vegetal e depois conto a experiência

Armário dos produtos de limpeza
  • Fazer mais detergente caseiro se necessário, colocar bicarbonato de sódio no frasco respectivo
  • Colocar novas embalagens dos produtos na parte de trás do armário



Lavandaria
  • Limpar máquina da roupa por dentro e por fora com detergente caseiro
  • Ligar a máquina no ciclo de limpeza (se tiver) com vinagre no compartimento do detergente

Balcões
  • Remover tudo o que não é usado de cima dos balcões: os balcões vazios fazem mesmo uma grande diferença, pois como são uma superfície horizontal ganham imenso pó. Se estiverem cheios de coisas dão muito mais trabalho a limpar. Além disso, facilita imenso na atura de cozinhar pois temos mais espaço para preparar os alimentos e eu adoro olhar para espaços praticamente vazios, pois transmite-me serenidade

Coisas que não são da cozinha
  • Arrumar nos respectivos locais, ou seja, em sítios com coisas da "mesma família"
  • Se algo não tiver um lugar óbvio devemos pensar se vale mesmo a pena guardar

  • Desinfectar os baldes do lixo e deitar o lixo fora no final das limpezas
As bolinhas com cor indicam o tipo de lixo. Como raramente tenho vidro no lixo, utilizo esse balde para outros itens, como rolhas, pilhas, cápsulas de café, etc.

E por aí já aproveitaram a chegada da primavera para limpar e organizar a vossa casa?

14 comentários:

  1. Olá Ana!
    De quando a quando precisamos de destralhar e dar uma organização nas nossas coisas. E é engraçado como depois é como se também nós nos sentissemos também mais leves e organizados.
    Confesso que ainda não me dediquei a isso mas vou tirar um diazinho durante a próxima semana para o fazer, já que estou de férias :)
    Beijinho e bom domingo!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, é mesmo isso. Sentimo-nos outras :) Adoro a sensação depois de limpar e arrumar. Beijinhos e bom domingo :)

      Eliminar
    2. Eheh...dito e feito Ana!! Agora posso usufruir das férias a não fazer nenhum :)
      Bjs!!

      Eliminar
    3. Que bom Sofia :) Boas férias!

      Eliminar
  2. Aqui em casa destralhar é um verbo que se conjuga imensas vezes. Apanhei este vício com a minha mãe. Os benefícios são mais que muitos. Uma casa limpa, organizada e arrumada é sinônimo de uma casa feliz. É nas pequenas coisas que encontramos felicidade:-) . Beijinho enorme e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina :) Beijinho e boa semana para ti também ;)

      Eliminar
    2. Ana e Catarina,
      No meu caso tenho sido eu a levar a filosofia de destralhar para a minha família. Já éramos organizados por natureza mas torna-se tudo mais fácil quando nos livramos do acessório, e organizamos apenas o essencial, não é verdade?
      Beijinhos para as duas*

      Eliminar
  3. Adorei este post, ando com vontade de fazer a mesma coisa e sei que me vou sentir mil vezes depois de fazer uma limpeza a fundo. Desconhecia a "técnica" do bicarbonato de sódio com limão e vou experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, obrigada :)
      Aproveita a chegada da primavera para fazeres essa limpeza a fundo, vais ver que no final compensa ;)

      Eliminar
  4. Adorei o post. Nem imaginam à quanto tempo ando la em casa a falar sobre o destralhamento e arrumaçoes... mas como hei-de eu conseguir levar a minha a avante se tenho um filho super desorganizado, uma pequenita que so desarruma e um maridao que guarda tudo e mais alguma coisa (alias ate leva coisas para casa) porque um dia pode precisar. Desespero e fico sem forças, desanimada. :( Fico apenas com a esperança de um dia conseguir dar a volta que preciso ate para me sentir mais feliz em casa e vou continuar a ler e reler os posts sobre o assunto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Já experimentou mostrar as vantagens de ter menos coisas? Até para as crianças é melhor, encontram mais facilmente aquilo com que querem brincar e aprendem a partilhar doando brinquedos a outras crianças que necessitam. Por isso destralhar só lhes faz bem :)
      Quanto ao marido, também tem menos trabalho a arrumar/limpar. No caso de não ser ele a fazer as limpezas poupa a esposa que estará mais livre para sair ou fazer outras actividades que gostem. Há sempre forma de se mostrar as vantagens. Não custa tentar :)

      Eliminar
    2. Obrigada pela sua rapida resposta. Efetivamente ja tivemos muitas conversas sobre o assunto e como com menos coisas teriamos mais tempo juntos... ate agora nada adiantou... Eu limpo e tento arrumar o que posso e eles fazem a outra parte. Por isso o meu desanimo e esperança de um dia o universo os faça ver as coisas porque tentar mudar a cabeça de alguem nao e nada facil.

      Eliminar
    3. Ola Ana, como é que organizas os livros de instruções? Eu tenho todos numa caixa de sapatos, mas quando preciso de algum tenho que remexer naquilo tudo. Já fizeste as toalhitas com os panos? Resulta? obrigada. Beijinhos

      Eliminar
    4. Olá Claudia, já não tenho assim muitos livros de instruções e raramente os consulto, então torna-se mais fácil. Algumas dicas: livra-te das partes dos livros que estão noutras línguas, deita fora as instruções que não necessitas pois são óbvias, deixa à frente aquelas que estás constantemente a usar (por exemplo comprei agora a Bimby e até tenho o manual de instruções fora da caixa pois estou sempre a usar), coloca os manuais numa ordem que faça sentido (até pode ser pela disposição da cozinha) e coloca ainda post-its/separadores indicando o nome/tipo. Ainda não experimentei fazer as toalhitas, tenho que arranjar um recipiente e t-shirts velhas e ainda não tenho.
      Obrigada e beijinho

      Eliminar