Control journal e a necessidade de tudo organizar

04 novembro 2015


Sinto necessidade de ter tudo organizado e já aqui falei muitas vezes sobre como o excel é uma ferramenta muito importante, quer no trabalho, quer em casa.

Criei um ficheiro chamado “Control journal” onde tenho tudo o que é importante sobre a gestão da casa/rotinas:



Rotinas ou ritmos - rotina matinal e de final do dia; tarefas da semana e horários. Nem tudo é cumprido à risca, mas o objetivo é ter tudo registado para optimizar o que for preciso, pois obviamente que não nos esquecemos do que é necessário fazer. Também registo aspectos a melhorar e coisas que quero mudar


Limpeza - produtos ecológicos e caseiros - os que uso frequentemente já sei de cor, mas gosto de ter um ficheiro com tudo, pois às vezes precisamos ou queremos usar algo de diferente


Menus/Receitas mais utilizadas - para ajudar quando falta inspiração e para ver se finalmente começo a fazer menus semanais!


Regras da alimentação - basicamente novas regras que quero implementar ou reforçar (como reduzir bastante o consumo de glúten e de soja, comer só cereais integrais, comer mais alimentos crus, usar mais vezes alimentos como tempeh, miso…) Ando a ler muito sobre macrobiótica e há muitas coisas que para mim fazem sentido. Haverá algum tipo de alimentação chamado macrobiótica vegan and raw? hahaha Prefiro chamar alimentação vegetariana/vegan, sendo que para mim só faz sentido uma alimentação deste tipo que seja saudável. Também tenho aqui muita informação sobre rótulos, com base na informação dada pela Vânia. Se não leste, vê por favor estes 3 posts do blog Made by Choices: Rótulos Parte I, Parte II e Parte III.


Espero que este ficheiro ajude finalmente a organizar-me!

E tu, como te organizas?

2 comentários:

  1. olare! venho muitas vezes aqui,mas nao sei se alguma vez comentei... bom, confesso que o meu processo de destralhe tem sido lento, mas proveitosos! agora que o meu rapazola esta na escolinha e a caminho dos 3 anos, eu continuo desempregada, mas a tratar de arranjar o meu proprio emprego! como tal, ando numa raviravolta cá por casa! coisas para dar, outras para o lixo e muito muito papel para reciclar. como so andamos com ordenado do pai, a alimentacao, com a qual ja tinhamos alguns cuidados, sofreu alteraçoes altamente positivas em que voltei a fazer imensas coisas em casa (alem de alguns detergentes e iogurtes!)... ora o meu problema esta na organizacao de tudo o que quero fazer... sempre me dei muito bem na minha confusao e no meu caos... mas com a maternidade e a idade, comecei a ter que me organizar melhor.... ora a menina GoSlowly nao quer pertilhar as minutas dos ficheiros excel? a mim dar-me-ia um jeitão!!!!!
    beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Xana, vou partilhar esse ficheiro e outros. Estou a preparar isso :)
      Beijinhos

      Eliminar