Conciliar o blog com a vida profissional

16 julho 2015


Confesso que quando comecei o blog era mais fácil. O meu trabalho não era tão exigente e por isso sentia-me menos cansada. Escrevia os posts à hora do almoço e ao final do dia. 

Talvez por estar no início do blog também tinha mais motivação e estava a começar com a força toda. Infelizmente desde há muito tempo para cá que não tenho conseguido dedicar-me praticamente nada ao blog. Até tenho imensas coisas para partilhar, pois acho que tenho mudado bastantes coisas na minha vida e de certa forma, todas elas estão relacionadas com uma vida mais simples e mais calma. Mas parece que além de me sentir cansada, deixei de ter a disposição que tinha para partilhar e não consigo perceber bem porquê...

Não vou acabar com o blog, porque acho que não conseguiria fazê-lo, é o meu espaço e gosto de ter a liberdade de poder passar por cá e publicar algo quando me apetecer.

Acho que apesar de gostar de regras e rotinas, agora ando mais numa de não as seguir e de me sentir mais livre. Planeio mil vezes menos e sinto-me mais feliz assim! É bom planear, mas planear demais só nos faz mal!

Nesse sentido, também não quero que o blog seja uma obrigação e por isso acho que só devo publicar algo, quando sentir verdadeiramente que o devo fazer.

Viver de modo go slowly também é seguir ao sabor do vento e fazer aquilo que nos apetece e nos parece melhor no momento presente. Deixei de pensar tanto no futuro, tento concentrar-me sobretudo no presente e se há ano em que tenho ouvido o meu corpo e a minha mente é este ano! Não quero saber o que os outros pensam, tenho seguido e feito aquilo que é importante para mim e não há nada que me faça mais feliz :)

Deveria ter escrito o post e só depois o título, pois acabei por não escrever nada sobre o assunto que me trouxe aqui. Sinceramente não faço ideia sobre como conciliar o blog e e a vida profissional!

É possível? Como é que tu o fazes?

Dicas precisam-se! Please!

4 comentários:

  1. Olá Ana! Noto que as pessoas que lia há uns anos ou profissionalizaram o blog (publicidade, reviews), ou escrevem menos. Eu ainda tenho entusiamo de quem agora começou, mas confesso que me questiono se não estarei a complicar a minha vida em vez de simplificar. Li há dias algo interessante sobre isto: (http://majahuse.com/the-hiatus-post-or-how-minimalism-killed-my-blog/), parece-me complementar ao teu. BJ

    ResponderEliminar
  2. Percebo o que sentes, pois por vezes também me acontece o mesmo, em relação ao meu blog. Mas como é uma das coisas que me faz feliz, mesmo que não publique tão regularmente em alturas mais trabalhosas, acabo sempre por voltar.
    Quanto ao planeamento e organização já passei por várias fases. Apesar de gostar de ter as coisas organizadas e relativamente planeadas (sejam tarefas de trabalho, de casa ou a vida em geral...), já descobri que o excesso disso me stressa mais do que alivia. Por isso, organizar para fazer mais, para mim não serve. Tenho que ter sempre algum espaço para a improvisação e para a mudança de planos, se me apetecer. Porque para mim o que me importa é ser feliz :) E isso com stress não dá.
    Beijinhos e bom fim de semana!
    E volta :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho o blogue há 3 anos e ainda vou sentindo aquele entusiamo do princípio. O meu segredo vão sendo os posts agendados, o ir escrevendo sem pressas. Se há dia em que não tenho nada a dizer, simplesmente não escrevo. Vou guardando as ideias que tenho e com mais tempo, publico. Não sei se te ajudei, mas foi essa a ideia :)
    Beijinhos e um óptimo fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente, se aquilo que funciona melhor contigo, neste momento, é deixares as coisas fluírem, acho que é assim que as deves manter. Obrigares-te a conciliar as coisas quando elas não se conciliam naturalmente é trazeres frustração para a tua vida. :) Depois, lembra-te, é sempre mais fácil quando escrevemos, antes de mais nada, para nós próprios! :)

    ResponderEliminar