Overnight oats: pequeno-almoço para preguiçosos

20 janeiro 2015


Ou para quem quer aproveitar bem o tempo...

Desde que tenho o amigo de 4 patas cá em casa o tempo é ainda menos e eu estou sempre a pensar em formas de optimizar mais o tempo. Então vejo e revejo literalmente todas as tarefas que faço diariamente, como forma de eliminar algumas delas e optimizar outras.

Outro dia vinha de comboio de Lisboa e por isso tive imenso tempo para pensar. Peguei num papel e escrevi todas as tarefas diárias e anotei aquelas que me faziam perder mais tempo ou que gostava menos de fazer.


Uma das soluções passava por gastar menos tempo com o pequeno-almoço. Eu gosto mesmo de tomar o pequeno-almoço nas calmas e por isso se conseguir adiantar alguma coisa na preparação, melhor!


Então cá vai a receita (basicamente coloco tudo a olho num frasco de vidro com tampa):

  • aveia
  • bagas de goji (Iswari)
  • arónia (Iswari)
  • côco ralado
  • sementes de chia
  • canela
  • um pouco de geleia de arroz
  • bebida de soja


A seguir mexo bem com uma colher, fecho o frasco e guardo no frigorífico.
Na manhã seguinte o pequeno-almoço está pronto! Costumo acrescentar um pouco mais de bebida de soja (para não ficarem tão pastosas) e aqueço cerca de 1 minuto e meio no microondas. Às vezes adiciono pedaços de fruta ou como a fruta à parte.

O melhor de tudo é que podemos inventar imensas combinações, com frutas, todo o tipo de sementes, frutos secos, algumas especiarias e também podemos adicionar chocolate ou cacau.

Mais receitas aquiaqui e no novo board que criei no pinterest só para pequenos-almoços!

E tu já aderiste a pequenos-almoços preguiçosos?

3 comentários:

  1. Olá Ana!
    Parace-me uma excelente ideia, obrigada por a partilhares connosco.
    Eu não sei se consigo aderir pois adoro o ritual de fazer e tomar o pequeno almoço, embora me tome tempo.
    E para além do mais tenho necessidade de variar, não consigo comer todos os dias o mesmo. Mas sem dúvida que isto é uma excelente ideia, eu vou utilizá-la naqueles dias em que sei que me vai ser impossível ter tempo para namorar o meu pequeno almoço.
    Beijinho grande para ti, tem um bom dia.

    ResponderEliminar
  2. Preparo todos os dias depois do jantar o meu pequeno-almoço: aveia, sementes de chia, goji, iogurte de soja ou grego, uma colher de mel e fruta (depende da vontade). Mas tenho que preperar com antecedência senão nem sequer tomo. Vou experimentar a tua sugestão :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar