Como limpar tapetes de forma ecológica

02 dezembro 2014


Já não tenho muitos tapetes em casa. Tenho 3, um no corredor na entrada, outro no quarto (este quando ficar velho, livro-me mesmo dele) e outro na sala.

O da entrada é onde tiramos os sapatos e digamos que funciona como barreira para todo o lixo que trazemos da rua. Dali os sapatos não passam e pronto.

O da sala é mesmo por uma questão de conforto. Fica em frente ao sofá e com o frio sabe mesmo bem pois torna o ambiente mais quente. 

No entanto, pensei várias vezes em tirá-lo de lá... Com um cão a correr pela sala, o risco de acontecerem acidentes é grande! Ele adora correr em cima do tapete, deitar-se, esticar-se e brincar connosco. Claro que o tapete está um pouco mais sujo do que antes, para além de agarrar grande parte do pêlo que agora voa cá por casa.

Decidi que não ia tirar o tapete. Por isso passei a limpá-lo mais frequentemente, ou seja, quase todas as semanas ou de 2 em 2 semanas.

Então faço assim:

  • Espalho bicarbonato de sódio por todo o tapete;
  • Escovo todas as zonas (uso uma das escovas do aspirador);
  • Deixo assim durante algumas horas ou até durante a noite (assim garanto que não anda ninguém na sala);
  • Depois é só aspirar normalmente. 


O tapete fica como novo! Além do bicarbonato de sódio eliminar todos os cheiros, deixa mesmo o tapete mais limpo. 

Limpar com o bicarbonato de sódio é uma alternativa ecológica, simples, rápida e amiga dos animais. 

Para além de não fazer mal aos nossos animais, ainda mata as pulgas!

E tu como limpas os tapetes?

10 comentários:

  1. Quando for grande, quero ser como tu. Pronto, já disse! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Mariana obrigada! Até fico sem saber o que dizer! Beijinho*

      Eliminar
  2. Olá Ana! Eu não tenho tapetes em casa por causa da nossa cadela... Já tinha visto essa dica algures pela net mas pensava que não funcionava! Agora já sei que funciona :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel, realmente conheço muita gente que tem cães e não tem tapetes. É de facto a melhor solução! No meu caso como já tinha os tapetes antes não vou para já livrar-me deles, mas também vou vendo. Se tiver que ser, consigo perfeitamente dizer adeus! Beijinho

      Eliminar
  3. De nada, Ana! :) Gosto de falar daqueles que me inspiram e que me levam a ser uma pessoa melhor! :)

    Não tenho tapetes no meu quarto, porque gosto mais de ver o chão por inteiro, mas no resto da casa a minha mãe tem imensos e também os limpa assim. Aliás, cá em casa usamos muito o bicabornato de sódio para tudo e mais alguma coisa!

    Um beijinho! *

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana!
    Gostaria de saber se independentemente da cor do tapete o resultado é satisfatório?
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera, penso que sim. O meu é bege (super claro como estás a ver) e fica bem limpo.

      Eliminar
    2. Onde compra habitualmente o bicarbonato de sódio?

      Eliminar
    3. Em qualquer supermercado há :) Geralmente está junto da área dos condimentos.

      Eliminar
  5. Ana, não conhecia essa dica! Vou começar a usar com meus tapetes, pois tenho cachorro e sempre fico preocupada quanto aos produtos de limpeza.

    Beijos

    ResponderEliminar