Simplificar o orçamento mensal

07 julho 2014


Costumas fazer um orçamento mensal? Anotar aquilo que recebes e que gastas?

Só o comecei a fazer há pouco mais de 1 ano e realmente faz toda a diferença. É tão bom sabermos onde gastamos o dinheiro! Só assim poderemos fazer alguns ajustes, poupar mais aqui, gastar mais ali. 

O template que uso é parecido com este (e tenho-o no google drive, assim está disponível em todo o lado).

Quando comecei a usar este modelo, criei as categorias que considerava necessárias e depois fui acrescentando à medida que ia precisando. Normalmente após usar um modelo durante 2 ou 3 meses, já podemos ter a certeza que está a funcionar correctamente. Não nos podemos é esquecer de ir anotando as despesas.

Anoto as despesas logo que posso. Quando tenho talões guardo para depois anotar, se não tiver talão escrevo uma nota no telemóvel. Há sempre um momento do dia em que ponho tudo em ordem e registo tudo, para não haver esquecimentos.

Já tivemos outras contas e também já tive um cartão visa que cancelei. Agora temos apenas uma conta bancária, onde entra e sai todo o dinheiro. Assim não temos que estar com preocupações com transferências e com cálculos acerca de quem tem que pagar o quê. Também não interessa quem ganha mais ou menos, tudo é partilhado. As compras maiores são sempre decididas em conjunto e temos sorte porque ambos somos poupados. Mesmo assim, é importante conversar muito e falar sobre os objectivos de cada um, afinal um casal/família é como uma equipa e se os objectivos/expectativas de cada um não estão alinhados pode haver muita discussão e muitos dissabores totalmente desnecessários. Obviamente que também é preciso ceder em algumas coisas, se hoje compro eu uma coisa mais cara, no próximo mês compras tu.

As contas da casa (luz, água, gás...) são todas debitadas automaticamente. Controlo sempre as facturas e confirmo se os valores estão todos certos antes de serem debitados. Isto poupa-me imenso tempo! Lembro-me quando tinha que pagar todas as facturas e demorava uma eternidade, já para não falar que tinha que estar preocupada com os prazos. Além disso, também recebo tudo no e-mail e por isso há menos papel cá em casa, menos confusão e menos coisas para arrumar.

Volta e meio e sobretudo no final do ano gosto de analisar em quê que se gastou mais dinheiro e naquilo em que podemos poupar. Acho que um orçamento só faz sentido se fizermos este exercício, pois se não analisamos para quê anotar tudo?

Além do orçamento mensal, tenho um ficheiro onde planeio compras maiores que quero fazer. Por exemplo, as férias, uma máquina fotográfica, um determinado curso. Assim sei sempre quando posso comprar determinada coisa sem prejudicar as poupanças. Anoto a compra, o valor e em que altura pretendo comprar. Pôr o dinheiro noutra conta ou num depósito é bom porque até nos esquecemos que temos o dinheiro e assim quando queremos comprar algo nem sentimos!

Relativamente às poupanças prefiro ter o dinheiro sempre em depósitos. O marido gosta mais dessas coisas e por isso vai pesquisando os depósitos mais atractivos. Assim, quando um estiver próximo do fim já sabemos qual usar a seguir.

Ainda no que diz respeito às poupanças, quando começamos a viver juntos a nossa preocupação era conseguir ter um fundo de emergência, que basicamente é o valor das despesas mensais X 6 meses. Assim sabemos que se um de nós perder o emprego ou se acontecer alguma situação inesperada não temos que nos preocupar com o imediato. Também é importante calcular o valor anual das despesas, afinal há despesas que só temos anualmente, como certos seguros. Nós gostamos sempre de ter uma ideia de quanto gastamos mensal e anualmente para sabermos a quantas andamos. Não se trata de planear tudo ao milímetro, nada disso, mas é importante sabermos com o que podemos contar caso seja necessário.

E tu fazes um orçamento mensal?

2 comentários:

  1. eu uso esse www.minhaseconomias.com.br :)
    no inicio parece muito complicado e cheio de detalhes, mas é só no inicio. depois que você cria todas as categorias, é só ir preenchendo. ele gera graficos e relatorios, excelente pra analisar (tambem acho a analise o mais importante). E tambem tem uma parte de orçamento para "sonhos", ou seja, planejar as compras grandes que você deu exemplo. um beijo!! :)

    ResponderEliminar
  2. Oi Ana, por aqui também fazemos orçamento mensal. Ano passado que comecei a levar isso mais a sério e troquei minha planilha do excel pelo programa you need a budget. Foi o dinheiro mais bem gasto! Por ele mesmo controlo nossas despesas mensais (também registro tudo tudo o que gastamos), estimulamos metas e fazemos o acompanhamento de quanto falta para alcançá-las.
    Eu já fui bem shopaholic e meu marido sempre foi mais frugal. Felizmente com o passar do tempo e principalmente depois que descobri o minimalismo, eu passei a dar mais importância às nossas finanças e parei de gastar com coisas supérfluas. Nossa saúde financeira agradece :)
    Abraço

    ResponderEliminar