Por quê praticar yoga?

14 abril 2014



Porque nos deixa mais felizes, de uma forma geral, e é muito simples explicar porquê.

Adeus dores de tudo e mais alguma coisa! Deixei de ter dores nos punhos, braços e costas. Trabalhar todo o dia em frente a um computador e ter tendência para ter tendinites fazia com que tivesse dores quase diariamente. Quando passava mais horas no computador/tablet ficavam mesmo intensas, ao ponto de ter que ficar em repouso absoluto. 

Porque nos deixa mais confiantes. Sentimo-nos uns verdadeiros heróis quando no final de um dia de trabalho ainda temos força para fazer todos aqueles asanas. E então quando conseguimos uma daquelas que já queríamos há muito tempo é o êxtase total!

Porque controlamos melhor a nossa respiração e consequentemente, a ansiedade e o stress. Agora é muito mais fácil sentir-me calma. Tenho mais paciência. Foco-me mais no presente.

Porque nos faz sentir bem connosco próprios. Gosto mais do meu corpo e sinto-me melhor. Sei que apesar de não ter o corpo perfeito (afinal arranjamos sempre defeitos em tudo, não é?) o que tenho consegue fazer coisas fantásticas que eu nunca pensei ser possível!

Porque nos ajuda na prática de outros tipos de exercício físico. Desde que pratico yoga corro mais e melhor e sem dores. O yoga faz milagres! Dá-nos uma resistência incrível. Antes tinha imensas dores na zona das virilhas, por mais aquecimentos que fizesse. Agora acabou!

O yoga deixa-nos mais felizes por tudo isto, mas também porque aquilo que aprendemos com o yoga pode ser aplicado no dia-a-dia: o tempo que aguentamos em cada posição, o controlo sobre as situações, o foco no agora e a confiança em nós próprios.

Se todos praticássemos yoga, seríamos todos mais felizes!

E tu do que estás à espera?



7 comentários:

  1. Comecei a fazer yoga há 4 meses e já sinto todos estes benefícios! A prática tem transformado a minha vida, tenho certeza que hoje as coisas seriam muito diferentes e mais difíceis se eu não tivesse começado a praticar.

    Fale mais sobre yoga por aqui, vou adorar!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Já tinha dado por tua falta, mas fizeste bem, descansar é preciso!
    E o que escreveste é tão verdade!! :) Gosto tanto tanto, é um vicío...bem saudável!! Hoje é dia de yoga pra mim :D

    beijinho*
    e boas férias!! :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho muita vontade de conhecer mais sobre a yoga mas infelizmente não tenho aulas na minha cidade. Mas comecei a fazer pilates, que tem algumas coisas parecidas, especialmente a coisa da respiração e concentração e tô gostando muito!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana!

    Já tinha notado a tua ausência aqui no teu cantinho. Gosto sempre muito de ler os teus posts.
    Aprendo sempre imenso com eles.
    Eu já pratiquei Yoga mas infelizmente deixei de praticar e ao longo do tempo notei bem a falta que essa prática me fazia. Felizmente vou retomar agora no inico de Maio e estou muito feliz com isso.
    Como já disse anteriormente gosto muito do teu blog e como tenho aprendido imenso com ele gostava de o partilhar no meu, mas claro para isso preciso da tua autorização.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, obrigada :)
      Claro que podes partilhar.
      Beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada Ana!
      Um dia destes vou partilhar então, com a esperança que ensines a outras pessoas aquilo que me tens ensinado a mim.
      Beijinhos

      Eliminar