Go slowly: dorme bem

07 outubro 2013

As “go slowly” são pequenas dicas que podemos implementar no nosso dia-a-dia que nos permitem viver de forma mais lenta, relaxada e feliz. Fazem-nos ver a vida de outra forma e ensinam-nos a valorizar as pequenas coisas. Vamos a mais uma dica?


A semana passada foi dedicada ao acordar e esta será dedicada ao dormir. Afinal um não vive sem o outro.

Dormir permite-nos recarregar as energias, rejuvenescer as células, reforçar o sistema imunitário e também nos deixa bem-dispostos e felizes no dia seguinte.

Gostavas de dormir bem mas não sabes como? Então vê aqui algumas dicas:

1. Primeiro que tudo, o nosso quarto deve ser um espaço tranquilo, leve, arrumado e sem tralha.

Abre as janelas e deixa o a fresco entrar, põe as almofadas a apanhar sol e aspira o teu colchão. Usa roupa de cama simples e que não te dê muito trabalho. Reduz a quantidade de almofadas e outras coisas que costumas ter em cima da cama. De outra forma, quando te fores deitar, perdes o sono todo só a arrumar a cama!

2. Quanto à temperatura, o quarto não deve ser nem demasiado quente nem demasiado frio. Se no inverno a tua casa é fria podes aquecer o quarto antes de dormir mas não aqueças demasiado, pois isso irá secar o ar e poderá deixar o quarto muito quente. Uma boa alternativa, é usar um saco de água quente, assim aqueces apenas a cama e não o quarto.

E sabias que usar meias no inverno, também ajuda a adormecer? Dizem que não devemos ter os pés nem as mãos frias (vê mais aqui). Não te esqueças que o pijama também deverá ser confortável e adequado à temperatura. 

3. Outra coisa muito importante, não te deites sem sono. Vai custar-te imenso a adormecer, vais ficar impaciente e irritada(o).

Tal como referi no post da semana passada, antes de me deitar tenho que começar a “desligar” uma hora antes. Quer isto dizer que o corpo e a mente devem ser preparados para dormir, se não quando nos deitarmos não vamos ter sono (a não ser em situações excepcionais em que estamos exaustos), por isso, não faças nada demasiado exigente a nível físico e intelectual, desliga o computador, deixa o smartphone e o tablet.

4. Se gostas de tomar chá, tenta toma-o cerca de 2h antes de ires dormir senão irás acordar a meio da noite para ir à casa-de-banho.

5. Não te deites de estômago cheio. O teu corpo vai estar concentrado na digestão e também não irás conseguir adormecer. Eu gosto de me deitar de barriga vazia, mas se jantaste muito cedo e se não gostas de ter aquela sensação de fome, come qualquer coisa leve, como fruta ou umas bolachas.

6. Não tomes café (ou qualquer outra bebida energizante) a partir das 16h/17h.

7. A ideia de contar carneirinhos ou outra coisa qualquer, que ouvimos falar deste crianças, não é totalmente descabida. Está provado que a visualização nos pode ajudar a adormecer, a relaxar e até a sentirmo-nos melhor connosco próprios. Quando tenho dificuldade em adormecer gosto de pensar em coisas que me fazem sentir bem, por exemplo as coisas boas do dia, as coisas pelas quais sou grata...

8. Sentes-te ansiosa(o), stressada(o)? 
- Toma um banho quente e relaxante;
- Medita;
- Faz yoga;
- Lê (desde que não seja algo demasiado emocionante).

9. E se começares a pensar em alguma coisa menos boa que aconteceu durante o dia ou até no pesadelo que tiveste na noite passada? Tento sempre resolver o problema de duas formas, primeiro começo a pensar em coisas que gosto e que me fazem sentir bem. Se o pensamento persistir, penso no assunto e digo-lhe “querias estar aqui não era? Então podes estar aqui à vontade!”. Muitas vezes, como não estou a resistir, este tipo de pensamentos acaba por ir embora mais depressa.

10. Se tiveres demasiadas ideias (coisas boas, coisas que queres fazer) ou se tiveres alguma preocupação tenta passar tudo para o papel ou para o computador/smartphone. Vais ver que a mente fica mais limpa e relaxada. Se tiveres que fazer coisas relacionadas com o assunto no dia seguinte, regista tudo na tua to-do list e assim já podes dormir tranquila(o).

Para mim é essencial preparar tudo para o dia seguinte e isso permite-me dormir mais descansada, mas se por acaso tiver adormecido no sofá sem o fazer, não o vou fazer antes de ir para a cama, pois isso vai despertar-me. Prefiro fazê-lo no dia seguinte. Como acordo cedo tenho tempo de o fazer. Já me chegou a acontecer ter-me esquecido de preparar o almoço para o dia seguinte e fi-lo de manhã (pois afinal preparo sempre almoços práticos e rápidos).

11. Mantém um horário consistente para te deitares e levantares. É muito importante que o corpo esteja habituado a um determinado horário. Mesmo que te deites tarde, tenta acordar mais ou menos à mesma hora no dia seguinte e faz o mesmo aos fins-de-semana. Muitas vezes temos dificuldade em adormecer pois no fim-de-semana dormimos demais. Mesmo que tenhas sono, coloca o despertador aos fins-de-semana e tenta regularizar o sono. Vais ver que durante a semana consegues dormir melhor.

12. Se mesmo com todas estas dicas não conseguires dormir bem, podes sempre recorrer a alternativas naturais, à base de valeriana por exemplo. Há imensas alternativas naturais que apresentam bons resultados e que não criam dependência nem fazem mal à nossa saúde.

Se quiseres saber mais algumas dicas vê aqui:




2 comentários:

  1. Adorei as dicas compartilhadas aqui!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. eu tenho imensa facilidade em adormecer por acaso, adormeço a qualquer hora em qualquer lugar, com café ou sem café, sou um verdadeiro "cú de sono", só quando estou demasiado excitada com alguma notícia boa é que não consigo dormir ! ;)

    ResponderEliminar