Bulgur: como cozinhar

02 outubro 2013


O bulgur é produzido a partir de diferentes tipos de espécies de trigo.

Os grãos de trigo são parcialmente cozidos, depois são secos ao sol, e por fim são partidos. As dimensões do grão são variáveis, assim como a sua coloração. Quanto ao granulado, existe o bulgur de grão mais grosso, semelhante ao grão do arroz e o bulgur de granulado mais fino.

Não me lembro se alguma vez já tinha provado bulgur, mas acho que não!

A Vanessa deu-me o empurrãozinho que faltava.

Desta vez comprei um pacote do granulado mais fino e pus mão à obra! (Depois quero experimentar o mais grosso).

Cozinhei-o literalmente como cozinho o arroz. Adicionei o dobro da água, um pouco de azeite, alho em pó e uma folha de louro. O tempo de cozedura é cerca de 10/15 minutos e depois deve repousar mais uns 10 minutos antes de servir. Cozinhei cerca de 5 minutos e acrescentei um bocadinho de ervilhas, cenoura aos cubinhos, 2 salsichas de soja e umas rodelas de chouriço de soja. Depois esperei o tempo recomendado, mais 10 a cozinhar e outros 10 com o fogão desligado.

Para acompanhar salteei uns cogumelos (ficaram esquisitos na foto não sei porquê...) com várias ervas, limão, sementes, pimenta preta acabada de moer e natas vegetais. Adicionei ainda ao prato, beterraba partida aos pedacinhos regada com vinagre balsâmico.


Devo dizer que adorei o sabor e a textura do bulgur e de facto não é assim tão diferente do arroz. Digamos que fica ali a meio caminho entre o arroz e o cuscuz. Como gostamos tanto da experiência, o bulgur passará a fazer parte das compras habituais (vou já ali actualizar a lista de compras).


E desse lado costumam cozinhar bulgur? Que receitas costumam fazer?

1 comentário:

  1. Adoooro boulgour !! com molho pesto então, é mesmo delicioso

    ResponderEliminar