Uma vida digital mais simples

01 julho 2013

Os flashbacks são, como o próprio nome indica, um regresso ao passado.
Foi por volta de Novembro de 2011 que comecei a ler sobre minimalismo e que transformei literalmente a minha vida!
Na altura não tinha blog mas escrevia numa espécie de diário.
Quando criei o blog, um ano depois, recuperei alguns desses textos para te inspirar a fazer o mesmo. Espero que gostes!

O que é digital é praticamente “invisível” e por isso vai-se acumulando, afinal não ocupa espaço.... Por isso, muitas vezes, temos mais dificuldade em simplificar a nossa vida digital.

Sempre tive tudo mais ou menos organizado no computador e sempre fiz backups, mas o problema é que sempre acumulei demasiadas coisas e antes não havia nem pinterest (para guardar imagens) nem evernote para guardar sites, textos, etc. Então era muito mais fácil acumular tudo e mais alguma coisa e de forma desorganizada. Os backups também eram feitos em cds e dvds e portanto acumulei mesmo muita coisa! Hoje felizmente há discos externos a preços razoáveis e com cada vez mais espaço. Além disso, ganhei a consciência de que quanto menos melhor. Se antes guardava todos os episódios de séries que gostava, hoje já não o faço, vejo e apago, pois afinal não vou mesmo voltar a ver!

Na internet...

- fiz uma limpeza às minhas feeds (no google reader) e livrei-me de muitas;

- removi imensos "likes" e alguns amigos do facebook (pessoas que já não interessavam, ou que já tinham eliminados os seus perfis e páginas desactualizadas). Quanto a novos amigos, apenas adiciono pessoas que realmente conheço;

- no facebook, criei ainda uma lista chamada “favoritos” e adicionei aquilo que me interessa mesmo ver. Basicamente quando acedo ao facebook apenas vejo o conteúdo dessa lista (aliás já me passou imensas vezes pela cabeça acabar com a minha conta, mas depois pensei melhor e a verdade é que dá imenso jeito para falar com a família e amigos e para estar a par de algumas notícias, portanto para já estou satisfeita com essa possibilidade de poder ver apenas aquilo que me interessa). Também podem criar o mesmo tipo de lista para os amigos;

- fiz unsuscribe a muitas newsletters (agora recebo mesmo muito poucas, prefiro seguir algumas pessoas/páginas pelo facebook ou através de feeds). Dica: quando não existe a opção "unsubscribe" nas newsletters bloqueio esse endereço de e-mail, assim não recebo mais nada;

- organizei e sincronizei todas as contas de e-mail numa só - além de ter colocado todas as contas no gmail, eliminei imensos e-mails (guardei só mesmo os mais importantes) e arquivei os restantes. Assim a caixa está quase sempre vazia, só lá está o que ainda não foi lido ou o que está pendente;

- eliminei duas contas de e-mail;

- eliminei muitos favoritos e organizei-os no google chrome. Como utilizo a conta do chrome, basta fazer login e tenho os meus favoritos em todo o lado. Recomendo!

- descobri o evernote e coloquei lá todos os artigos favoritos que tinha guardado, assim como fotos, catálogos e revistas que digitalizei:

- cancelei alguns perfis em redes socais, como lastfm, hi5, myspace e instagram;

- deixei de usar agendas em papel (usava uma todos os anos) e passei a usar apenas a agenda do google. Resolvi passar a informação importante das agendas em papel para o google e as agendas foram para o lixo.


Telemóveis/Smartphone:

- apaguei toda a informação dos telemóveis antigos (mensagens, imagens, contactos), guardei alguma no computador e outra passei para o smartphone (quando o comprei);

- livrei-me de 3 telemóveis antigos (dois foram para a reciclagem e um dei como retoma quando comprei o smartphone);

- deixei de usar 2 telemóveis (que já usava há alguns anos, agora uso apenas um). Foi uma leveza enorme!

- desinstalei muitas aplicações do smartphone - deixei só mesmo aquelas que uso. Por exemplo, apaguei o facebook, pois basta-me aceder no computador, não me faz falta no smartphone;

- removi as notificações do e-mail e de outras aplicações do smartphone (acho que só servem para distrair);

- instalei a aplicação da dropbox e activei a opção de sincronização automática das fotos tiradas com o smartphone (o que recomendo, pois assim nunca mais perdem as fotos);

- mudei o tarifário para um que não me me obriga a ter carregamentos obrigatórios e tirei a internet do smartphone (tal como falei aqui).


Computadores/pens/discos externos:

- comecei por fazer uma limpeza e apagar todos os documentos/imagens/música/programas que já não preciso/uso;

- apaguei imensos filmes e séries que fui acumulando ao longo de vários anos. Guardava para ver mais tarde, mas ia sempre adiando e passaram anos sem ver muitos deles. Se não vi até agora, também não me parece que vá ver, por isso apaguei quase tudo;

- sempre tive o hábito de guardar imagens interessantes (fotografia, música, filmes, moda, decoração, etc.) que encontrava na net. Usava-as muitas vezes como wallpapers para o ambiente de trabalho. Após fazer uma selecção das coisas que mais gosto, guardei-as no pinterest ou evernote e eliminei o resto;



- também as minhas fotografias foram organizadas por datas e muitas delas foram eliminadas (desfocadas, repetidas), tal como tinha falado aqui;

- depois de feita a limpeza, fiz backups de tudo o que tenho no computador. Algumas coisas foram para o google drive (que uso praticamente todos os dias), outras para a dropbox e outras (às quais raramente acedo) para o disco externo (adeus dvds e cds!). E perguntam vocês como me lembro onde guardo o quê? Por essa razão, tenho um ficheiro excel no google drive onde registei o tipo de conteúdo e a sua localização;

- passei a usar wallpapers simples ou de uma só cor nos computadores (casa e trabalho), assim concentro-me apenas na informação que lá está. Além disso acabou-se a necessidade de estar sempre a mudar o fundo, pois uma cor escura e lisa não cansa!



- deixei apenas a informação estritamente necessária nos ambientes de trabalho de todos os computadores (casa e trabalho): quanto mais vazio melhor, senão perco-me! Tenho muito pouca coisa agora e tenho apenas atalhos. Guardar muitos documentos, imagens e afins no ambiente de trabalho só torna o computador mais lento.

Para mim, o segredo é sem dúvida, rever estas áreas constantemente e estar sempre a apagar o que não interessa, porque com a quantidade de informação a que temos acesso, é normal estarmos sempre a acumular coisas. 

Por isso, considero essencial fazê-lo no dia-a-dia, tal como referi aqui. Quando leio e-mails, posts, feeds, quando vejo imagens e vídeos, apago logo o que não vale a pena guardar ou deixo de seguir o que não me suscita mais interesse.

E depois faço as grandes limpezas uma ou duas vezes por ano, em que me dedico a fundo a ver todo o conteúdo que tenho guardado no computador e no evernote por exemplo.

E vocês como lidam com a tralha digital?

2 comentários:

  1. Ana, já algum tempo venho acompanhando seu blog - e tenho que dizer que gosto muitíssimo dele! Esse post em especial, é interessante pra mim, porque há pouco criei um blog (ainda muito no começo) pra falar das mudanças que começaram com o cancelamento da minha conta no Facebook, algo que só estava me atrapalhando sem necessariamente me acrescentar coisas e me deixar mais feliz e satisfeita com a vida.

    Acho essencial um certo nível de "desapego" com a vida virtual, que nos engole pouco a pouco (ou nem tão aos poucos) e vejo que isso é muito mais comum em cidades grandes - aqui no Brasil, pelo menos. Morei em São Paulo algum tempo e me era realmente surpreendente - e claustrofóbico.

    Enfim, passei só pra parabenizar e pra quem sabe começarmos a trocar figurinhas e experiências!

    Beijo grande!
    Bom começo de semana.

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    1. Obrigada Carolina :)
      Vou passar pelo teu blog!

      Beijinhos e boa semana*

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