Corante E-120

31 maio 2013


O corante E-120, Cochonilha ou Carmim é usado em muitos produtos que apresentem cor vermelha ou arrosada, como por exemplo, gomas, rebuçados, bolos, refrigerantes, iogurtes (por exemplo de morango), salsichas e vários produtos de cosmética.

E qual o problema deste corante?

É feito a partir de insectos!

O E-120 obtém-se a partir de uns insectos chamados de Cochonilhas (Dactylopius coccus), originários do México e para produzir apenas 450g deste corante são precisos cerca de 70.000 insectos!!

E acreditam que a maior parte das salsichas ditas “vegetarianas” tem este corante (marcas como Izidoro e Cem Porcento)? É verdade! Inclusive cheguei a entrar em contacto com a Cem Porcento sobre o assunto e sugeri que alterassem o rótulo, pois quando aparece apenas E-120 muita gente pensa que se trata de um corante qualquer e não Cochonilha. Quando se trata de uma marca como a Cem Porcento que faz praticamente só produtos vegetarianos e veganos, acho a coisa grave! Poderia pelo menos ter a indicação de que não é próprio para consumo de vegetarianos/vegans.

É preciso cada vez mais, estarmos atentos aos rótulos!

Mais informação aqui.

5 comentários:

  1. Não fazia ideia!!!
    Credo! E eu com um frasco dessas salsichas Izidoro ali na dispensa!!
    Até me levantei de propósito para ir ler o rótulo...
    Obrigada pela informação!

    Beijinhos

    (Já visito o blog há algum tempo, vim através do blog Stripy Cat, mas creio ser a primeira vez que comento... começei a vida vegana em Fevereiro, já não comia carne deste 2001/2002. E começei também a destralhar! O bem que sabe, se bem que ainda estou com algumas dificuldade em algumas coisas... mas com camla certo? Até porque apesar da longa idade ainda vivo com os meus pais e as minhas filosofias não são as deles eheheh. Até breve!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada pelo comentario! parabens pelas mudanças e o truque é mesmo esse ir com calma e quem sabe se os teus pais até não começam a partilhar de algumas das tuas filosofias? indo com calma nunca sabemos bem onde estes caminhos nos poderão levar, a nós e aos que nos rodeiam... boa sorte e força nessas óptimas mudanças que tens feito :)

      Eliminar
  2. Desconhecia. Informação muito útil. Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. Boa informação, já conhecia esse corante, principalmente da maquilhagem, mas não sabia que era usado nas salsichas! Não compro dessas marcas, de qualquer maneira que gente inteligente essa que vai pôr animais em salsichas vegetarianas, francamente...

    Há pouco tempo soube também, através de um amigo, que algumas marcas de vinho tinto usam sangue de animal para a cor vermelha, assim como outras partes na produção do mesmo....terrível :S

    beijinhoo

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha pensado nisto! É inadmissível, na minha opinião, acontecerem este tipo de coisas. Felizmente alimentos "já feitos" como essas tal salsichas e mesmo os bifes de soja, tofu e seitan.. estão a ser cada vez menos usados cá em casa. Prefiro ser eu a fazê-los, ao menos sei com mais certeza aquilo que como :)

    ResponderEliminar