Como receber não veganos cá em casa

20 maio 2013


Sei muito bem o que é ir a qualquer lado e não poder comer nada. Desde a universidade que andava com tupperwares atrás, pois não queria incomodar ninguém com a minha "comida especial". Combinava apenas quais seriam os acompanhamentos e depois eu tratava do resto. Afinal era uma opção minha, por isso não poderia estar à espera que os outros tratassem das coisas... Muitas vezes as pessoas nem se lembravam e claro que não era por mal!

Agora falando do inverso... Como é quando recebo pessoas cá em casa com uma alimentação diferente da nossa? Gosto sempre de ter vários pratos. Acho que a variedade neste caso é muito importante, pois se alguém não gostar de determinado prato terá sempre outras opções. Afinal nem toda a gente gosta muito de comida vegetariana...

Para os amigos é mais fácil, geralmente é tudo vegetariano e cheguei a incluir uma outra coisa não vegetariana (tipo presunto ou algo do género). Mas quando se trata da família, é mais complicado e acabava por encomendar sempre comida (de um restaurante aqui perto). A minha mãe, sobretudo nunca gostou muito de comida vegetariana e por isso eu nem sequer queria arriscar... Mas depois pus-me a pensar que não fazia sentido... Então em casa de vegetarianos tem que se comer comida vegetariana! E também é uma forma de saírem da rotina e experimentarem coisas diferentes.

Portanto assim foi da última vez que a família veio cá a casa.

Fiz panados de tofu e de seitan (uns fritos outros no forno), rissóis de soja (já enganei algumas pessoas com estes rissóis, pois pensavam que tinham carne ehehe), risoto de cogumelos e uma salada com rúcula. Havia ainda tostas e broa, manteiga vegetal e pasta de amendoím.
Para a sobremesa fiz bolo de bolacha (receita daqui), estava delicioso e não senti nada a falta do ovo.

Para beber havia vinhos e água.


Aqui ficam algumas fotos...





Bolo de bolacha (receita daqui, só me lembrei de tirar foto no final por isso tentei apanhar apenas uma parte)

Todos gostaram muito, especialmente a minha mãe. Ela gostou tanto que se fartou de dizer a toda a gente que adorou e que nós cozinhamos muito bem. Claro que fiquei toda contente :)


Por isso uma decisão foi tomada: não entra mais comida cá em casa que não seja vegan. Agora só falta mesmo convidar a minha querida avozinha para experimentar umas coisinhas. Acho que ela deve gostar de qualquer coisa que faça lembrar bacalhau, como alho francês à brás, tofu com natas ou tofu com broa... Vou ter que tentar :)

6 comentários:

  1. Olá Ana!
    Não sou vegetariana (e nem para lá caminho), mas gosto bastante de comida vegetariana. Aliás, tento sempre incluir refeições vegetarianas na minha ementa semanal. Se me servissem essas coisas boas que mencionas, ficaria bem feliz :)
    Acho que de modo geral acaba por haver alguns pré-conceitos sobre o que é comida vegetariana/vegana e criam-se resistências sem sentido. Sempre que, por acaso, comento que fiz um prato vegetariano lá vêm os comentários da praxe (sempre das mesmas pessoas): "tofu é contraplacado", "comida dessa não puxa carroça"; "o que é que fazes ao teu marido para o forçares a comer essas coisas?" e mais uns quantos... :) Enfim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, há imensos preconceitos! Mas já foi muito pior e ultimamente até nem me posso queixar muito. As pessoas que me rodeiam raramente tecem comentários do género. Aliás quando comentam até é sempre pela positiva, o que me deixa bastante feliz :)
      Acredito que um dia (lá bem longe) todos esses comentários mais negativos irão acabar e nós (vegetarianos, veganos ou simplesmente apaixonados por este tipo de cozinha) seremos o exemplo a seguir! :)

      Eliminar
    2. Em termos familiares acaba por ser simples. Há pessoas na minha família que são vegetarianos há diversos anos (mais concretamente ovo-lacto-vegetarianos), pelo que a maioria dos não-vegetarianos, já provou, já conhece e "não torce o nariz"... Quanto ao meu marido, felizmente não é esquisito e come de tudo. Acho que os comentários que mencionei são sobretudo fruto de desconhecimento. Se bem pensada e confeccionada a comida vegetariana pode ser muito saborosa e ter imensos benefícios para a saúde.

      Eliminar
  2. No início também cheguei a fazer pratos de peixe para quem vinha cá comer mas agora é só comida vegan para toda a gente e quem não quiser traz de casa...que é o que eu faço quando vou jantar a casa de não vegetarianos!
    O tofu com natas parece-me uma boa opção, é o que costumo fazer para quem come vegetariano a primeira vez, com o tofu cortado em pedacinhos pequeninos nem se nota e depois o tempero faz o resto ;)

    E ainda bem que gostaram do bolo, eu adoooro :D só de olhar para o teu já me deu vontade de comer :P

    beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não ficou com tão bom aspecto quanto o teu, mas pronto para a primeira vez não ficou assim tão mal :) *

      Eliminar
  3. E pronto, fiquei com fome! O que eu costumo fazer quando vêm "não-vegetarianos" cá a casa (embora eu seja a única vegetariana) é bolonhesa de soja ou risotto, quase toda a gente gosta :)

    ResponderEliminar