Go slowly: usar sabonetes

14 fevereiro 2013


As “go slowly” são pequenas dicas que podemos implementar no nosso dia-a-dia que nos permitem viver de forma mais lenta, relaxada e feliz. Fazem-nos ver a vida de outra forma e ensinam-nos a valorizar as pequenas coisas. Vamos a mais uma dica?


Quando comecei a procurar produtos de higiene vegan (sem ingredientes de origem animal e não testados em animais), verifiquei que muitos sabonetes de marcas que todos conhecemos têm produtos vegan* (como Confiança, Ach Brito e Claus). Nessa altura não usava sabonetes. Usava gel de banho e sabonete líquido. Então comecei por procurar estes produtos na versão vegan e constatei que eram muito mais caros. Como os sabonetes são uma alternativa muito mais barata, resolvi experimentar...

Já tinha alguns sabonetes em casa, que me tinham sido oferecidos, e que usava nos armários da roupa para darem um cheiro agradável. Por isso, comecei por usar esses.
Entretanto tive que comprar mais e iniciei a minha procura pelos supermercados, hipermercados e lojas de produtos naturais. As marcas que referi acima encontram-se em hipermercados (encontrei Ach Brito e Confiança em vários supermercados). Em lojas de produtos naturais encontrei algumas marcas como Faith in nature, Dr. Organic, Belmont e muitas mais.

Os sabonetes são muito mais saudáveis, pois não têm os milhentos ingredientes que a maior parte dos outros produtos tem. Para quem tem tendência a ter alergias de pele (como eu) não há nada melhor.

Também me agradou trocar o doseador de sabonete líquido pela saboneteira, pois os doseadores estragam-se muito facilmente. Já tive que substituir várias vezes porque se estragavam sempre (aquela parte por onde sai o sabonete líquido deixa de funcionar e o sabonete deixa de sair!).
Sei que a saboneteira não fica com um aspecto tão bonito, pois suja-se muito mais cada vez que lavamos as mãos.
Mas deixo aqui uma dica: quando termino de lavar as mãos passo o sabonete por água, para ele não ficar cheio de espuma. E faço outra coisa, quando vejo que a saboneteira tem muitos restos de sabonete, lavo-a e retiro todos os restos (só demora 1 minuto, não custa nada).

Mais uma coisa interessante, os sabonetes são mais lentos, portanto permitem-nos acalmar e deixar as pressas de lado...
Vamos voltar aos tradicionais sabonetes? São mais baratos, mais ecológicos, mais saudáveis e mais lentos!


*Não testam em animais, mas alguns sabonetes podem ter mel/leite de burra, por exemplo, o que faz com que o produto não seja 100% vegan.


9 comentários:

  1. Olá Ana! Eu cá sou uma fã completa dos artigos Faith in Nature, especialmente os de lavanda, adoro de todo. Em relação aos sabonetes também uso cá para casa, mas com as viagens em embalagens torna-se mais fácil de transportar então o que ando à procura é de receitas para fazer sabonetes líquidos, há quem me tenha dito que bastava triturar um sabonete em água, mas ainda não experimentei.
    Durante muito tempo usei apenas o sabão azul para a minha limpeza, tanto de corpo como de cabelo. E não, o cabelo não ficou áspero ou coisa parecida :) Entretanto deixei de usar porque descobri a Faith in Nature. Uma loja de comésticos vegan boa é a Organi :) Fica a dica!
    E mais uma vez digo, adoro este blogue! Já o referi no meu e tudo :) Parabéns e continuação!
    letsmaketeanotwar.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ora está aqui uma sugestão que nunca me tinha passado pela cabeça...
    O meu marido só usa sabonete... já eu uso gel de banho... Quando acabar o meu stock de gel de banho vou experimentar também!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Já experimentaste a Lush? não testa em animais, tem produtos vegan e é super deliciosa!:)

    http://www.lush.pt/

    ResponderEliminar
  4. Normalmente compro gel de banho/gel de lavar as mãos mas é verdade que é caríssimo e temos sempre tendência para gastar mais do que devemos!

    Agora que estavam a acabar pensei em voltar a usar as barras de sabonete!

    Já conheces a fair-fair (http://www.fairfair-online.com/shop/index.php/hygiene-1/personal.html)? é uma loja on-line portuguesa de produtos vegan certificada! Já mandei vir de lá produtos de limpeza para a casa e fiquei satisfeita, acho que desta vez vou experimentar os sabonetes!

    Mas ainda bem que a Confiança e a Ach Brito também são uma opção, não sabia disso!

    beijinhoos*

    ResponderEliminar
  5. Usei sabonetes durante imenso tempo, e de várias marcas, mas o resultado era sempre o mesmo: pele ressequida. A razão? O ph do sabonete é excessivamente alcalino. De preferência deve-se tentar comprar sabonetes neutros, de ph igual ou menor que 7. Mais do que isso é uma receita para a perda sucessiva dos óleos naturais da pele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flor de Lima, que sabonetes há com ph menor ou igual a 7? poderia dar exemplos? Obgda! :)

      Eliminar
  6. oi! os sabonetes da fábrica confinança não são vegan!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel, não são todos mas alguns sim.

      Eliminar