Férias minimalistas

22 fevereiro 2013

Nas férias do verão passado, decidi que tinha que pôr os conhecimentos minimalistas em prática, pois ainda não tinha tido essa oportunidade.
Como sabia que íamos andar muito a pé, tinha mesmo que levar o mínimo de peso possível.

Então assim fiz:
  • levei pouca roupa e toda dos mesmos tons (assim tudo combinava com tudo) - algumas peças foram usadas várias vezes (partes de baixo) e só levei um casaco (sei que ainda podia ter levado menos roupa se quisesse lavar alguma no hotel, mas nesta viagem isso ainda não foi necessário, talvez o faça numa viagem pela Europa de mochila às costas :))
  • não levei bijuteria nem relógio (afinal férias é sinónimo de descanso total, sem pressas)
  • levei apenas metade das meias e roupa interior que seria necessário, pois fui lavando à medida que precisava (com o calor que estava secava tudo num instante! Aproveitava para lavar quando ia tomar banho por isso não custou nada)
  • levei apenas uma mala que usava todos os dias (queria mesmo uma mochila mas não tinha)
  • não levei carteira com documentos, levei apenas o cartão de cidadão, a carta de condução e o cartão Multibanco e coloquei tudo num pequeno bolso da mala
  • quanto ao calçado levei apenas 2 pares: umas sapatilhas/ténis para usar durante todo o dia (que ficaram bem sujas!) e umas sandálias para usar à noite

Foi super rápido fazer a mala e também foi super fácil desfazê-la e lavar toda a roupa quando cheguei a casa!
Quanto aos produtos de higiene, também tentei levar o mínimo e usei embalagens pequenas (que guardo apenas para usar em viagens). Não precisei de levar champô, gel de banho e secador, pois o hotel tinha.
Todas as minhas coisas couberam na mala de viagem mais pequena que tenho. Foi óptimo!
Venham mais férias assim para voltar a pôr estes conhecimentos em prática ou quem sabe ir até mais além...




2 comentários:

  1. Estava mesmo a precisar de ler isto! Que booom :) Vou fazer uma viagem daqui a um mês e a mala precisa de ser bem minimalista!

    ResponderEliminar
  2. Minha última viagem durou 3 meses, e os destinos envolviam a Europa no outono e a Asia no outono (ainda calor) e inverno (muito frio). Minha mala não pode ser muito pequena pois precisava de roupas para estações variadas, mas mesmo assim tentei ser o mais econômica possível nas quantidades. Eu ainda não estava bem focada nos preceitos minimalistas, mas mesmo assim minha mãe que me acompanhou apenas no trecho europeu (10 dias) tinha mala maior que a minha de 3 meses!

    ResponderEliminar