Projecto 333 ou como usar menos roupa

06 janeiro 2013

Depois de ler este post da Rita e este do Joshua fiquei totalmente inspirada e resolvi ir mais longe! Já tinha lido imenso sobre este projecto e sigo o site theproject333.com mas nunca tinha tido coragem para seguir em frente.

Aquilo que descobri é que praticamente já uso as 33 peças só que tenho essas peças misturadas com outras 100? (pois não separo a roupa consoante as estações), o que não me faz tirar o devido proveito do que já faço. Comecei nesta onda de usar poucas peças há uns meses atrás, quando também aproveitei para comprar algumas peças totalmente lisas que consigo conjugar com quase tudo.

Resolvi então pôr mãos à obra! Fiz uma lista com as 33 peças como mandam as regras do projecto, mas resolvi para já não contar com o calçado e cachecóis/écharpes (esta parte ficará para uma 2ª fase mais radical). Bijutaria deixei praticamente de usar por isso também não vou contar. Pijamas, roupa de andar por casa e roupa para fazer exercício físico felizmente não contam e isso já fazia parte das regras (senão ia ser mesmo muito difícil!).

A ideia é usar estas 33 peças durante 3 meses (neste caso Janeiro, Fevereiro e Março). Em Março o tempo deve aquecer um pouco e posso trocar algumas peças. O mesmo acontece no caso de algo se estragar ou se já não me apetecer usar. O importante é mesmo manter o número: 33.
Daqui a 3 meses volto a fazer o mesmo!

Agarrei na lista e corri para o guarda-fatos. Tirei tudo lá de dentro e comecei a limpá-lo. Como o armário tem duas partes, resolvi dividi-lo: numa parte as 33 peças e na outra as restantes peças. Já imaginava o que iria acontecer... Aproveitei também para colocar mais algumas coisas na caixa do Dave.


A parte do armário com as 33 peças ficou muito clean (as duas gavetas onde tinha todas as t-shirts e as malhas ficaram praticamente vazias, pois apenas coloquei as peças da lista). A parte da direita ficou completamente a abarrotar! Sei que o caso já foi muito pior, pois tinha roupa em mais dois armários... Mesmo assim claro que não me agradou nada, mas sei que é precisamente esta sensação que me fará ir mais além e livrar-me de muito mais (por isso é que adoro sentir-me assim!). Ver as coisas em fotos então ajuda-me sempre imenso a mudar! A verdade é que tenho muito mais roupa de verão (eu tenho imensos vestidos!) do que de inverno e isso não ajuda nada... O calçado também não está como queria, mas isso ficará para mais tarde (ainda tenho que pensar numa solução para separar melhor o de inverno e o de verão...). Se tiverem sugestões são bem-vindas :) (tenho quase tudo em caixas pois não tenho nenhum armário onde possa guardar só calçado).

Aqui fica a lista:

Calças:
  1. calças pretas
  2. calças pretas
  3. calças ganga claras
  4. calças ganga escuras
Camisolas/t-shirts/blusas:
  1. t-shirt branca
  2. t-shirt preta
  3. t-shirt azul
  4. camisola preta
  5. camisola castanha
  6. blusa castanha
  7. blusa branca
  8. blusa bolinhas
Casacos/camisolas de malha:
  1. casaco castanho
  2. casaco preto
  3. casaco amarelo
  4. casaco verde
  5. casaco vermelho
  6. casaco losangos
  7. camisola castanha/roxa
Vestidos:
  1. vestido preto
  2. vestido preto
  3. vestido castanho
  4. vestido estampado
  5. vestido verde
  6. vestido cinzento
Saias:
  1. saia xadrez
  2. saia estampada
Casacos:
  1. kispo verde
  2. kispo preto
  3. casaco verde
Carteiras:
  1. carteira preta
  2. carteira castanha
  3. carteira bolinhas

E aqui fica uma animação com o resultado final (acho que se distingue bem a parte que tem roupa a mais!). A caixa em tecido tem todos os cachecóis/écharpes; cintos, luvas e pregadeiras e nisso não mexi (por enquanto).

3 comentários:

  1. Admiro-te pela convicção e pelos resultados que alcanças, que tanta satisfação te dão!
    Mas esse Projecto assusta-me, confesso...
    Prefiro ter o meu próprio Projecto Pessoal do tipo : "entra uma peça nova, uma ou mais já existentes têm que sair". E já me sinto satisfeita :) Sim, porque isso já mudou MUITÍSSIMO o meu armário!

    ResponderEliminar
  2. Adorei sua dica, eu não consegui ser tão radical. Faz uma semana que eu separei as roupas "da moda", escondi as básicas (fiquei apenas roupas do tipo: calça preta, alguns jeans e todos os acessórios), desta forma eu me vi "obrigada" a usar todas as minhas peças antes que saiam de moda. Tem sapatos que eu paguei muito caro e por isso eu usava pouco, aí pensei daqui a pouco ele cai de moda e eu irei doá-lo novinho.... agora eu vou colocá-lo pra "bater".. bjs parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  3. Adorei sua dica, eu não consegui ser tão radical. Faz uma semana que eu separei as roupas "da moda", escondi as básicas (fiquei apenas roupas do tipo: calça preta, alguns jeans e todos os acessórios), desta forma eu me vi "obrigada" a usar todas as minhas peças antes que saiam de moda. Tem sapatos que eu paguei muito caro e por isso eu usava pouco, aí pensei daqui a pouco ele cai de moda e eu irei doá-lo novinho.... agora eu vou colocá-lo pra "bater".. bjs parabéns pelo blog

    ResponderEliminar